Fitch reafirma rating AAA para Sicredi

A agência de classificação de risco Fitch confirmou o rating do Sicredi no Brasil como ‘AAA (bra)’ em longo prazo e ‘F1+(bra)’ em curto prazo, mantendo a perspectiva estável. Esta reafirmação sinaliza a robustez do sistema Sicredi, sua ampla presença nacional, e o porte relevante da cooperativa entre as maiores instituições financeiras cooperativas do país.

De acordo com a Fitch, a manutenção do rating reflete uma das principais carteiras de crédito, a gestão rigorosa de riscos e resultados financeiros sólidos do Sicredi. O diretor de Negócios da Sicredi Soma, Roberto Thomas, destacou que “manter o rating em um ano desafiador evidencia a força e a resiliência do Sistema Sicredi, sinalizando ao mercado a solidez e sustentabilidade do nosso modelo de negócios, que sustenta nosso ritmo contínuo de crescimento.”

Thomas também ressaltou que os mecanismos de garantias recíprocas proporcionam robustez operacional, sendo um fator fundamental para a manutenção do maior rating da escala, transmitindo confiança tanto para associados como para o mercado financeiro.

Rating Fitch

Em 2024, a Fitch fez a elevação do rating do Sicredi de AA+ para AAA (bra). Com isso, o Sicredi alcançou a nota máxima entre as três principais agências globais de classificação de risco: Moody’s, S&P e Fitch. Naquela ocasião, a Fitch ressaltou que o upgrade refletia o perfil robusto de negócios e gestão do risco da instituição, impulsionado pelo crescimento e diversificação dos produtos financeiros e serviços oferecidos.

Este reconhecimento evidencia o fortalecimento contínuo do Sicredi no sistema financeiro brasileiro, consolidando sua posição como cooperativa de primeiro nível no país.