De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV) e do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 39, de 2023, para Flávia Gnoatto, empresária do ramo alimentício, pelo recebimento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 do Paraná.
De acordo com o Projeto, “o legítimo espírito empreendedor, faz parte dos dias de Flávia desde cedo. Filha de uma cabeleireira e de um chapeador, com eles aprendeu a unir forças e trabalhar. Pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), cursou Nutrição e, ao formar-se, começou a atuar com consultoria para pequenas empresas e atendendo pacientes em sua própria casa.
Em 2010, passou a ser professora no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e logo tornou-se coordenadora de Nutrição e Gastronomia, colocando os cursos em outro patamar. Criou jornadas acadêmicas e conseguiu, através de parcerias, a criação e estruturação dos Laboratórios de Estudos e Cozinha Industrial e, um dos projetos mais incríveis, foi o da Feira Orgânica, onde produtores de toda região dirigiam-se, semanalmente, à Universidade e vendiam os seus produtos orgânicos. Projeto que segue sendo realizado”.
Em 2017, Flávia Gnoatto e seu marido compraram uma padaria, o que foi um desafio, pois ainda atuava na Universidade. “Algo que sempre foi muito convicta, foi a de que não gostaria que fosse apenas mais uma padaria, queria gerar experiências marcantes, trazer sabores novos e criar momentos especiais. Partindo deste princípio, começaram a trabalhar muito e, assim, nasceu a Empório do Pão. Em janeiro de 2018, passou a ser sócia de uma nova padaria, a Cravo & Canela, que, além de uma panificadora, também servia almoços.
Começou então, uma jornada tripla, duas padarias e mais a universidade. Com a ideia de fazer diferente, criou na Cravo & Canela um buffet de café colonial diário, o que chamou ainda mais atenção dos clientes. Com a qualidade dos produtos, começaram também a atender aniversários, casamentos, velórios e, ainda, festas e eventos empresariais. Com o aumento da demanda, decidiu abrir mão da gestão universitária, para dedicar-se 100% aos negócios nas padarias”.
Com a pandemia, lançaram as marmitas e passaram a fazer delivery na hora do almoço, o que se tornou um sucesso absoluto. Atualmente, já são mais de 300 unidades vendidas todos os dias. Foi na pandemia, também, que inspirados no filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, lançaram as barras de chocolate artesanal Wonka, que permanecem sendo vendidas, e que, principalmente na época do lançamento, foi um forte impulso para fazer com que o faturamento aumentasse.
Quando voltaram a receber pessoas na loja, em outubro de 2020, também fizeram algo inédito: trouxeram toda a decoração dos filmes de Harry Potter, além de todos os artefatos, as comidas do filme, os doces e salgados e as bebidas que as pessoas veem nos filmes, e sempre desejaram experimentar, foram colocadas a venda”.
Junto a isso, beneficiam muitas entidades do município, com doações de pães, doces e salgados para comemorações especiais. Além disso, atuam no descarte correto do óleo e, também, na separação do lixo, que é de 100% de aproveitamento. Ainda, possuem uma pequena fábrica de salgados, que abastece as lojas e alguns comércios locais e da região.
Também, criaram uma linha de bolachas caseiras, que está presente em mais de 19 supermercados e, por meio de licitações, atendem Pato Branco e mais duas cidades da região. Atualmente, conta com 70 colaboradores em suas lojas. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso à Flávia Gnoatto, em reconhecimento ao seu “espírito empreendedor que muito contribuí para o desenvolvimento da nossa cidade”.
Comentários estão fechados.