Força-tarefa da Copel e Sanepar trabalham em Rio Bonito

Equipes da Copel e Sanepar atuam em ritmo acelerado para restabelecer os serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu, município devastado por um tornado na última sexta-feira (7). A força-tarefa envolve cerca de 200 profissionais da Copel, que trabalham na reconstrução completa da rede elétrica urbana e já instalaram 60 dos mais de 300 postes danificados.

Com apoio de 20 equipes pesadas e outras 20 para cidades vizinhas, a prioridade é religar pontos estratégicos, como o Centro de Operações da Defesa Civil e estruturas da Sanepar, essenciais para o abastecimento de água.

O gerente da Copel, Leandro Henrique Moraes Guilherme, aponta que muitas casas foram totalmente destruídas e precisam de novas conexões de energia. A empresa prepara atendimento presencial a partir desta segunda-feira (10), além de manter suporte pelo aplicativo e 0800-510-0116. Moradores devem acionar a Copel em caso de fios rompidos ou postes quebrados e manter distância dessas áreas.

Sanepar

Na área de saneamento, a Sanepar restabeleceu captação e tratamento de água desde sábado (8), com abastecimento em fase final de regularização. O gerente de Engenharia, Rafael Polak, explica que o sistema opera normalmente em boa parte da cidade, mas alguns trechos ainda apresentam vazamentos devido aos danos nas redes internas.

Seis caminhões-pipa transportam água de Laranjeiras do Sul para suprir áreas mais críticas desde o início do desastre.

A Sanepar conta com cerca de 30 profissionais, equipes próprias e terceirizadas, que realizam vistorias em redes e cavaletes para identificar e corrigir vazamentos. Comunicados podem ser feitos por site, aplicativo, 0800-200-0115 ou diretamente na Estação de Tratamento de Água, que está aberta para atendimento.

A empresa já distribuiu 50 mil copos de água envasada para desabrigados e profissionais em Rio Bonito do Iguaçu.

População e equipes trabalham em colaboração direta para acelerar o reparo dos serviços essenciais, garantindo abastecimento, energia e atendimento às famílias impactadas pelo desastre.