O município de Francisco Beltrão, no Sudoeste, ficou com o primeiro lugar geral e primeiro lugar entre cidades com até 100 mil habitantes no Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2022. A premiação reconhece municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito e foi entregue na sexta-feira (11), no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, realizado em Foz do Iguaçu. Outras 17 cidades foram contempladas.
Os agentes de crédito Luciana Dani e Itacir Rovaris, do Banco do Empreendedor de Francisco Beltrão, foram responsáveis por quase 400 contratos liberados em 12 meses, que somam pouco mais de R$ 4,4 milhões. O troféu foi entregue por Vitor Tioqueta, superintendente do Sebrae/PR, e Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná.
A agente de crédito Luciana Dani agradeceu o apoio e a estrutura fornecida pela prefeitura de Francisco Beltrão para desempenhas as funções, a presença permanente da Fomento e o do Sebrae, mas valorizou os empreendedores locais.
“Os empreendedores são os protagonistas. Eles necessitam desse apoio financeiro. E que bom que tem esse recurso do Estado e que bom que a gente pode ajudar eles neste momento”, disse. “Ficamos muito felizes e gratos sendo referência. E que venham novos desafios e oportunidades para que a gente possa ajudar as micro e pequenas empresas que tanto necessitam”.
O evento teve participação mais de 350 agentes de crédito que atuam em Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas municipais em todo o Estado. O encontro fecha um ciclo anual de atividades com um processo de capacitação, integração, debates sobre atualidade e apresentação de metas.
O prêmio é estabelecido a partir de um ranking com seis categorias, definidas pelo porte do município, e mede o desempenho dos agentes de crédito em quesitos como volume de novas operações, renegociação de contratos e gestão da carteira, uso do sistema FomentoNet e participação em qualificações ao longo do ano.
A Rede de Parceiros da Fomento Paraná, com correspondentes credenciados e agentes de crédito, está presente em 320 municípios, com pelo menos 420 pontos de atendimento.
“Nos últimos quatro anos conseguimos consolidar e ampliar nossa rede de parceiros, que faz um trabalho formidável e de grande importância para impulsionar a atividade econômica, gerando novos negócios e contribuindo na manutenção ou abertura de empregos e na geração de renda”, afirmou Neves. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho das pessoas dessa rede para contribuir com as empresas e empreendedores de suas comunidades.”
“Os resultados, o compartilhamento de boas práticas, a performance dos agentes e municípios neste trabalho de anos promovido pela Fomento e o Sebrae, consolidam a política de microcrédito no Paraná como um fator de desenvolvimento, que reflete diretamente na geração de emprego e renda”, destacou Tioqueta.