A Prefeitura de Francisco Beltrão deu um passo inovador na educação ao entregar telas digitais para as 21 escolas municipais, tornando-se pioneira na região nesse processo de modernização pedagógica. Na última terça-feira (19), o prefeito Cleber Fontana oficializou a entrega dos kits tecnológicos, um investimento de quase R$ 1 milhão com o objetivo de transformar o ensino, tornando-o mais dinâmico, interativo e inclusivo.
A iniciativa representa uma evolução para a educação pública local. Cada escola recebeu um kit tecnológico composto por:
- Telas digitais interativas
- Projetores multimídia
- Canetas interativas
- Caixas de som
- Câmeras
Um dos kits foi destinado à Secretaria Municipal de Educação. O investimento total de R$ 950 mil foi realizado com recursos próprios da prefeitura e do Programa Escola em Tempo Integral.
De acordo com a secretária de Educação, Mariah Ivonete Silva, os equipamentos vão muito além de ferramentas tecnológicas. Eles são um ponto de partida para transformar práticas pedagógicas e ampliar o acesso às tecnologias para todos os professores e alunos. Instalados em espaços compartilhados, todos os professores e alunos terão acesso a essa tecnologia, mediante organização da gestão escolar. Assim, as telas digitais contribuirão para tornar as aulas mais dinâmicas.
As telas digitais interativas oferecem inúmeras possibilidades, como:
- Uso como lousa digital interativa, promovendo maior engajamento.
- Filmagens e transmissões ao vivo, enriquecendo a experiência pedagógica.
- Gravação de aulas para revisão de conteúdos.
- Acesso a pesquisas na internet e apresentação de conteúdos audiovisuais.
- Integração de documentos offline e online, trazendo flexibilidade ao ensino.
- Recursos lúdicos e educativos, como jogos incorporados e ferramentas online.
- Melhora na ergonomia do professor, tornando o trabalho mais confortável e eficiente.
Essas funcionalidades garantem maior interatividade, inclusão e eficiência no aprendizado, além de promover a formação continuada dos professores.
Leia também
Os especialistas Marcos Cezar Pabst e Marco Antônio Gonçalves, responsáveis pela sala digital, também apresentaram as funcionalidades e benefícios da tecnologia, destacando o impacto positivo para professores e alunos.
Comentários estão fechados.