A secretarias de Educação e Planejamento de Francisco Beltrão, deram início a implantação do “Clube de Robótica” nas escolas municipais, fomentando o uso e aplicação de tecnologias no ambiente escolar. Nesta primeira etapa o projeto está sendo colocado em prática para alunos do 5º ano das escolas municipais Nossa Senhora do Sagrado Coração, do bairro Padre Ulrico, e Higino Antunes Pires Neto, do Sadia, que são as “Escolas 2030” da prefeitura.
De acordo com Ana Carboni, coordenadora do Núcleo de Tecnologias Abertas de Francisco Beltrão (Nutab), “o clube visa desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências motoras, cognitivas e de socialização, por meio da automação, prototipagem e criação de circuitos elétricos, alinhados a um processo interdisciplinar, com uma robótica alternativa e sustentável”.
Ana ainda relata que ao longo dos encontros está prevista a participação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Francisco Beltão, utilizando kits de Arduino e visitas técnicas ao Nutab, como a que aconteceu nesta semana com os alunos do clube da Escola Sagrado Coração, acompanhados do professor responsável, Jonathan Alupe. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e explorar o espaço, tendo contato com kits de robótica da Lego Mindstorms, óculos de realidade virtual, Arduino e impressora 3D.