A Prefeitura de Francisco Beltrão realizou, no último sábado (1º), um mutirão de combate à Dengue nos bairros Novo Mundo e São Francisco. A iniciativa teve como objetivo eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção.
Mobilização comunitária
Em parceria com clubes de mães e associações locais, a administração municipal organizou a coleta de materiais que acumulam água e favorecem a proliferação do mosquito. Agentes Comunitárias de Saúde orientaram os moradores sobre o descarte correto, incentivando-os a deixar os resíduos em frente às residências no dia anterior à ação.
A operação foi coordenada pelas secretarias de Infraestrutura, Interior e Meio Ambiente, que disponibilizaram profissionais, equipamentos e caminhões para a coleta. Além disso, as secretarias de Saúde e Assistência Social e os departamentos de Zeladoria, Vigilância Sanitária e Cultura participaram ativamente. Para engajar a população de forma lúdica, dois atores fantasiados de mosquitos da Dengue interagiram com os moradores, reforçando a importância da prevenção.
Leia também
- Prefeitura realiza treinamento sobre segurança aeroportuária em Pato Branco
- Prefeitura de Dois Vizinhos adquire novo ônibus para a Saúde
A Cooperativa de Materiais Recicláveis Marcop também integrou a ação, garantindo a destinação sustentável dos resíduos coletados. Com isso, além de combater a Dengue, o mutirão promoveu a geração de renda para famílias locais.
Resultados e próximos mutirões
A ação se encerrou próximo ao meio-dia, com a remoção de diversas cargas de materiais que poderiam se transformar em focos do mosquito. Todo o material recolhido foi encaminhado para destino ambientalmente adequado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Próximos mutirões:
📅 08/02 – Concentração ao lado da UNISEP
📅 15/02 – Concentração em frente à UBS do Pinheirão
A Prefeitura de Francisco Beltrão segue comprometida com o combate à Dengue e reforça o apelo para que a população elimine possíveis criadouros em suas residências. A colaboração de todos é fundamental para garantir um ambiente mais seguro e saudável, ressaltou a administração municipal.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.