A Prefeitura de Francisco Beltrão, liderada pela secretaria municipal de Viação e Obras e pela Zeladoria Municipal, lançou nesta quarta-feira (06) uma ampla operação de limpeza em terrenos baldios da cidade.
Este mutirão, que visa combater o crescimento descontrolado de matagal nos lotes urbanos, segue as diretrizes da lei municipal 2.873/2001, recentemente atualizada para intensificar as penalidades aos proprietários negligentes.
Claudio Borges, secretário de Viação e Obras, enfatizou a importância da iniciativa, destacando a responsabilidade dos proprietários em manter seus terrenos limpos. “Muitos não cumprem essa obrigação, o que acarreta em uma série de problemas urbanos e de saúde pública, incluindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,” explicou Borges.
A equipe da Prefeitura, incluindo o coordenador da Zeladoria, Leonel Rangel, e o vereador Jean Emiliano, autor do projeto que endureceu a legislação, começou os trabalhos no bairro Jardim Seminário e em loteamentos próximos.
Os proprietários que não realizam a limpeza de seus terrenos serão multados e o custo do serviço será adicionado ao carnê do IPTU. Além disso, placas informativas estão sendo instaladas nos lotes para notificar os donos sobre o procedimento.
Vários proprietários já receberam notificações com um prazo de 15 dias para efetuar a limpeza. Caso contrário, a Prefeitura executará o trabalho. “Fazemos um apelo aos proprietários para que cumpram com essa responsabilidade o quanto antes, pois nossa ação abrangerá todas as regiões da cidade,” ressaltou o secretário Borges.
O esforço do Município de Francisco Beltrão em manter a cidade limpa tem como objetivo combater o mosquito transmissor da dengue e também outros problemas causados pelo mato alto, melhorando a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Com a nova rigidez na lei, espera-se uma melhora significativa na questão dos terrenos baldios, reduzindo não apenas o descuido urbano, mas também os riscos relacionados à saúde.
Comentários estão fechados.