Francisco Beltrão recebe estação para monitoramento da qualidade do ar

O Instituto Água e Terra (IAT) instalou uma nova estação de monitoramento da qualidade do ar em Francisco Beltrão, localizada ao lado da UPA 24 horas. A iniciativa integra um projeto que ampliou em 64% a cobertura de medição do ar no Paraná, com a instalação de sete novas estações em diferentes municípios, totalizando agora 18 pontos de monitoramento no estado.

Além de Francisco Beltrão, o único município do Sudoeste paranaense a receber a estação, foram contempladas as cidades de Colombo, União da Vitória, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. O investimento total no projeto é de R$ 8,9 milhões. Anteriormente, o Paraná já contava com estações em Curitiba (2), Cascavel, Araucária (3), Paranaguá, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São Mateus do Sul.

Expansão e tecnologia de ponta

Essas novas estações foram instaladas em áreas anteriormente sem monitoramento e contam com tecnologia avançada que permite uma medição precisa das Partículas Respiráveis, emitidas principalmente por veículos e industriais. Essas partículas são monitoradas de acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) devido aos riscos que representam para a saúde, como doenças respiratórias.

Acesso público e monitoramento em tempo real

O público pode acessar os dados coletados pelas estações em tempo real através do aplicativo MonitorAr, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. Disponível em uma plataforma interativa, o MonitorAr oferece um mapa com informações detalhadas das estações de 12 estados brasileiros, permitindo filtragem por estado, cidade e proximidade geográfica.

LEIA TAMBÉM

Essa expansão do monitoramento da qualidade do ar faz parte de um esforço contínuo para assegurar que o desenvolvimento socioeconômico no Paraná seja sustentável e ambientalmente seguro, com ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes atmosféricos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.