A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, em parceria com o Governo Federal, anunciarão na próxima quarta-feira (11), em Curitiba (PR), a criação de 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental. Esses núcleos atuarão em 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, que compõem a área de atuação prioritária da Usina de Itaipu. Francisco Beltrão sediará um desses núcleos, que abarange a região Sudoeste. O evento oficial de lançamento será realizado no Auditório de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contará com a participação de convidados e imprensa cadastrada. O núcleo de Francisco Beltrão será anunciado no dia 24 de outubro.
Objetivos da Iniciativa
Os núcleos fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia e foram idealizados com base em uma metodologia de governança participativa. A proposta é mobilizar diferentes setores da sociedade para buscar soluções coletivas para desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas. Os núcleos de cooperação serão formados por representantes do poder público, universidades, movimentos sociais, organizações cooperativas, empresas, entre outros.
LEIA TAMBÉM
Funcionamento dos Núcleos
A expectativa é que os Núcleos de Cooperação Socioambiental realizem reuniões a cada dois meses, de forma online ou presencial, discutindo ações e estratégias para o enfrentamento de problemáticas socioambientais nas regiões atendidas. Esses encontros serão fundamentais para fortalecer a cooperação regional e promover a sustentabilidade nos municípios envolvidos.
Comentários estão fechados.