Francisco Beltrão reforça ações do movimento “Cidade Cooperativa”

Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, segue se consolidando como referência nacional no cooperativismo de crédito. O movimento “Francisco Beltrão, a Cidade Cooperativa”, criado em parceria entre a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e cooperativas de crédito que atuam na cidade – Cresol, Evolua, Sicoob, Sicredi, Sisprime e Unicred –, reuniu-se no último 11 de agosto para debater novas iniciativas.

Cooperação para recuperação de crédito

O encontro ocorreu na agência da Sicoob Vale Sul da Cidade Norte e contou com a presença do juiz Antonio Evangelista Netto, que apresentou a proposta de parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Segundo o anfitrião João “Joca” Manfroi, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Vale Sul, a atuação do Cejusc deve ajudar cooperados e cooperativas a buscar soluções mais ágeis e conciliatórias antes ou durante processos judiciais.

“É uma forma mais rápida e efetiva para acordo entre as partes. Não podemos esquecer que Francisco Beltrão é uma cidade cooperativa”, ressaltou Manfroi.

O juiz Antonio Evangelista reforçou que a ação judicial deve ser o último recurso. Além disso, o grupo tratou do apoio financeiro a projetos da sociedade civil organizada, reforçando o caráter comunitário do movimento.

Dia C de Cooperar

Entre as próximas atividades programadas está o Dia C de Cooperar, em parceria com o Núcleo das Cooperativas de Crédito (NCoop) da Acefb. A ação ocorrerá em 30 de agosto, no Calçadão de Francisco Beltrão, com foco na coleta de materiais escolares que serão destinados a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

União pelo desenvolvimento regional

O movimento “Cidade Cooperativa” foi oficialmente lançado em novembro de 2024, durante um café promovido pela Acefb. A iniciativa busca fortalecer o associativismo e o cooperativismo local e regional, unindo diferentes instituições em ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável de Francisco Beltrão e de toda a região Sudoeste.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.