
Um grupo de 12 produtores de uva de Francisco Beltrão assinou, nesta segunda-feira (11), projetos voltados à capacitação e investimentos na vitivinicultura. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Secretaria Municipal de Agricultura, com objetivo de fortalecer a produção de uva e vinhos no município.
A secretária municipal de Agricultura, Denise Chiapetti Adamchuck, destacou que a atividade é parte da história local, mas precisa ser profissionalizada.
“A uva veio com os imigrantes, faz parte da nossa cultura e história. Mas isso não basta: a produção precisa ser viável e profissional. Temos muitos produtores empenhados, e estamos incentivando para que permaneçam e expandam”, afirmou.
O encontro, realizado na propriedade de Kiko Danieli, no Km 20, reuniu os produtores para a assinatura dos projetos individuais e para orientações técnicas sobre poda de parreirais.
Apoio financeiro e capacitação
Pelo acordo firmado, os vitivinicultores receberão recursos para aquisição de maquinário e participarão de cursos de qualificação. Após a conclusão dos projetos no âmbito municipal, eles serão enviados ao Governo do Estado, responsável por firmar o convênio e liberar o investimento.
A proposta integra a política de incentivo à agricultura local, visando não apenas ampliar a produção, mas também qualificar os processos e agregar valor à cadeia produtiva da uva e do vinho em Francisco Beltrão.
Comentários estão fechados.