Frente fria avança e traz chuva para o Paraná neste fim de semana

O tempo segue dividido no Paraná. Nesta sexta-feira (26), moradores da faixa Leste enfrentam dias frios, nublados e com garoa, enquanto no Interior o sol predomina e as temperaturas sobem ao longo da tarde, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, os ventos que transportam umidade do oceano mantêm a nebulosidade intensa na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, com registros de garoa em vários momentos do dia. “As temperaturas não variam muito e o vento aumenta a sensação de frio”, explicou.

Em Curitiba, a máxima deve se manter próxima dos 15°C, como na quinta-feira (25), quando a cidade registrou 14,9°C. Fazenda Rio Grande chegou a 15,2°C, a Lapa a 15,8°C e Pinhais a 14,3°C. Já no Litoral, os termômetros não devem ultrapassar os 20°C.

Nos Campos Gerais, a sexta é de variação de nuvens, mas com períodos de sol. Nas demais regiões, o calor predomina, especialmente no Noroeste, onde as máximas alcançam os 28°C.

Ventos fortes seguem pelo Estado

A diferença de temperatura entre as regiões mantém os ventos intensos nesta sexta-feira. Segundo Braun, rajadas podem chegar a 60 km/h no Norte. Em Cornélio Procópio, por exemplo, foram registradas rajadas de 70,2 km/h na noite de quarta-feira (24) e de 68 km/h na madrugada de quinta-feira (25).

Fim de semana terá frente fria e possibilidade de temporais

A mínima mais baixa desta sexta-feira foi em Palmas: 4,9°C. No sábado (27), as temperaturas seguem abaixo de 10°C no Centro-Sul e Campos Gerais. Apesar disso, o sol aparece em grande parte do Estado, com chance de garoa no Leste e no Litoral.

Durante a noite, uma frente fria avança pelo Sul e chega ao Oeste e Sudoeste do Paraná, trazendo possibilidade de tempestades.

No domingo (28), a frente fria se espalha pelas demais regiões, com chuva em praticamente todo o Estado. O risco de temporais, porém, será menor do que o registrado no último fim de semana. Mesmo assim, entre o Noroeste e o Oeste, há chance de chuvas mais fortes com descargas elétricas.

Nos Campos Gerais, as máximas podem chegar a 27°C, enquanto no Leste e no Norte as pancadas de chuva ocorrem de forma irregular. O tempo abafado deve continuar no início da próxima semana, com instabilidades persistentes no Interior.

Estrutura de monitoramento do Simepar

Com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar monitora continuamente as condições do tempo no Paraná. Os dados auxiliam órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável na prevenção e resposta a situações extremas, como enchentes, deslizamentos, secas e incêndios.

As previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis em www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia. O sistema permite consultar temperaturas, índices de chuva, umidade e ventos por hora.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.