A semana promete ser a mais gelada do ano no Paraná, com a chegada de uma intensa massa de ar polar a partir de quarta-feira (28). O fenômeno deve derrubar drasticamente as temperaturas em todas as regiões do Estado, com possibilidade de marcas negativas e geadas já na quinta-feira (29), segundo previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
O avanço da massa polar começa na terça-feira (27), acompanhada por um sistema de instabilidade que provocará pancadas de chuva e temporais localizados com rajadas de vento em diversos pontos do Estado. Somente após esse período de instabilidade é que o frio mais intenso será sentido.
Quarta-feira já terá temperaturas baixas
A partir de quarta-feira (28) e ao longo da primeira semana de junho, as manhãs paranaenses começarão geladas. As mínimas devem girar em torno de zero grau em diversas regiões, com previsão de temperaturas negativas principalmente no extremo Sul, Centro-Sul e Sudeste do Paraná.
De acordo com o Simepar, o frio será mais intenso do que o registrado nas últimas semanas. Apesar de diversas frentes frias terem passado pelo Estado recentemente, reduzindo gradualmente as temperaturas, essa nova incursão polar vem acompanhada de uma massa de ar frio mais densa e duradoura, com possibilidade de geadas em diversas cidades.
Até agora, a menor temperatura registrada oficialmente no Paraná em 2025 foi de 4°C em Palmas, no dia 29 de abril, às 7h da manhã, conforme dados das estações meteorológicas do Simepar.
Segunda-feira começa com tempo firme
Antes da mudança brusca no clima, a semana começou com tempo mais quente e estável. Nesta segunda-feira (26), uma massa de ar seco, trazida por ventos do norte provenientes do interior do Brasil, atua sobre o Paraná. O tempo permanece firme na maior parte do Estado, com aumento da nebulosidade matinal nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral.
A virada no tempo ocorre entre terça-feira (27) e quarta-feira (28), quando um novo sistema frontal avança e traz chuva — em algumas localidades com intensidade significativa. Logo em seguida, a entrada da massa de ar polar dará início ao período mais frio do ano até o momento.
Para acompanhar as atualizações da previsão do tempo, acesse o site oficial do Simepar.
Comentários estão fechados.