Frente fria traz chuva e queda de temperatura

Dois sistemas meteorológicos vão influenciar diretamente o tempo no Paraná nesta semana. A combinação entre uma frente fria que avança pelo oceano e um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai manterá o sol encoberto por intensa nebulosidade. As temperaturas ficam mais baixas, e há previsão de chuva para todas as regiões do Estado, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, a interação desses sistemas provoca o aumento de umidade tanto a partir do oceano quanto da Amazônia, o que explica a formação de nuvens densas e o aumento das precipitações. “A combinação desses dois sistemas contribui para que ocorra o ingresso de umidade do oceano, mantendo a nebulosidade mais concentrada na faixa Leste, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, enquanto o sistema de baixa pressão favorece o ingresso de umidade amazônica para o interior do Paraná”, explica.

Acumulados de chuva no fim de semana

A frente fria começou a impactar o Paraná no sábado (25), registrando acumulados abaixo de 20 mm nas regiões Oeste e Noroeste. No domingo (26), os maiores volumes foram observados em Campo Mourão (51 mm), Nova Tebas (36,8 mm), Altônia (34,8 mm), Campina da Lagoa (33,6 mm) e Cruzeiro do Iguaçu (30,2 mm).

Municípios como Cornélio Procópio, Guaíra, Maringá e Paranaguá já haviam atingido a média histórica de chuva para outubro onze dias antes do fim do mês. Com as chuvas do fim de semana, Altônia também superou a média histórica: a média para outubro é de 215,9 mm, e o acumulado já chega a 252,6 mm.

Previsão para os próximos dias

Nesta segunda-feira (27), a chuva continua distribuída por todo o Estado, com pancadas mais intensas entre a tarde e a noite na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. No interior, o tempo segue abafado, com máximas de até 28 °C, principalmente no Norte.

Na terça-feira (28), as instabilidades aumentam, especialmente no interior. “O risco de tempestades é maior devido à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, que trazem mais umidade e favorecem a formação de áreas de chuva. No Oeste, Sudoeste, Noroeste e Campos Gerais, a chance de rajadas de vento é menor, mas não se descarta granizo”, ressalta Braun. No Leste, as temperaturas seguem amenas, com céu nublado e chuvas em vários períodos do dia.

Na quarta-feira (29), a nebulosidade continua, com chuva ocasional. O tempo segue abafado no interior, com máximas próximas de 28 °C no Oeste e Noroeste, e cerca de 20 °C no Leste. Já na quinta (30) e sexta-feira (31), as precipitações diminuem e ocorrem de forma isolada. As temperaturas ficam mais baixas no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, com mínimas entre 10 °C e 12 °C.

Simepar

O Simepar atua no monitoramento meteorológico do Paraná, possuindo 120 estações hidrometeorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. O órgão fornece dados para a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, auxiliando na tomada de decisões em situações de risco, como enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios florestais e secas.

A previsão do tempo detalhada para os 399 municípios paranaenses está disponível em www.simepar.br, com duas atualizações diárias. O portal informa volume de chuva, temperaturas mínima e máxima, umidade relativa do ar e intensidade dos ventos, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.