O Paraná inicia a semana com tempo instável, característica marcante de agosto de 2025, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). A frente fria que chegou no fim de semana permanece até a noite de terça-feira (5), seguida por uma massa de ar polar que derrubará as temperaturas. Já na quinta-feira (7), outra frente fria se aproxima, trazendo mais chuva e risco de tempestades.
Rajadas de vento e chuva intensa
No sábado (2), antes da chegada da chuva, Cascavel registrou ventos de 58,7 km/h, enquanto Laranjeiras do Sul chegou a 55,8 km/h. Ubiratã e Toledo também tiveram rajadas de 50 km/h.
No domingo (3), com a frente fria avançando, as rajadas continuaram: Antonina (51,8 km/h), Cascavel (56,2 km/h), Guarapuava (51,1 km/h), Laranjeiras do Sul (53,6 km/h), Santa Maria do Oeste (56,2 km/h) e Paranaguá (58 km/h).
Nesta segunda-feira (4), até as 9h20, os maiores acumulados de chuva ocorreram no Oeste do Estado:
- Ouro Verde do Oeste: 78,4 mm
- Toledo: 63 mm
- Santa Helena: 59,6 mm
- Guaíra: 57,8 mm
- Altônia: 46,6 mm
Segundo o meteorologista Samuel Braun, o sistema frontal deve provocar pancadas de chuva em outras regiões ao longo do dia, especialmente no Leste e Norte do Estado.
Frio chega após a chuva
As mínimas ficaram acima de 10°C nesta segunda-feira, mas devem cair a partir da noite de terça-feira.
Na quarta (6), as manhãs terão temperaturas abaixo de 10°C no Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Apesar do frio, não há previsão de geada devido à nebulosidade. As máximas devem ficar abaixo de 15°C na maior parte do Paraná, e no Litoral não passam de 18°C.
Sicredi Soma inaugura nova Sede Administrativa em Pato Branco
Mais chuva e risco de tempestades
Na quinta-feira (7), uma nova frente fria traz chuvas ao Noroeste, Oeste e Sudoeste, com risco de tempestades. Na sexta (8), a instabilidade atinge todo o Estado, com acumulados de até 30 mm nos Campos Gerais, Leste e Norte.
Monitoramento do Simepar
Com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.
A previsão detalhada para os 399 municípios paranaenses está disponível em www.simepar.br, com duas atualizações diárias, incluindo volume de chuva, temperaturas, umidade e velocidade do vento.





