Frente fria traz chuva intensa e queda de temperatura no PR

O Paraná enfrenta instabilidades climáticas desde a noite de terça-feira (19), quando chuvas associadas a uma frente fria avançaram sobre o estado. O fenômeno, que começou com rajadas de vento intensas, trouxe precipitações entre o final da tarde e o início da noite, inicialmente com pouca atividade elétrica.

No entanto, ao longo da noite, novas áreas de instabilidade, vindas do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, intensificaram as chuvas em território paranaense. Segundo o Simepar, a madrugada desta quarta-feira (20) já registrava acumulados acima de 20 milímetros em diversas cidades do Sudoeste e do Sul.

Durante a manhã, a chuva se espalhou por grande parte do interior, deslocando-se gradualmente de oeste para leste. As descargas atmosféricas ocorreram principalmente entre o Oeste e o Noroeste, enquanto pancadas mais intensas avançaram para os Campos Gerais, Norte Pioneiro. Região Metropolitana de Curitiba e Litoral também deve chover durante o dia.

Embora alguns sites meteorológicos ainda não indicassem chuva para certas localidades, o Simepar alerta que a previsão será atualizada ao longo do dia. Na capital e no Litoral, o cenário é de instabilidade, com chuvas persistentes ainda pela manhã e possibilidade de pancadas mais fortes após o meio-dia.

A partir de quinta-feira (21), a tendência é de queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do estado. O resfriamento será seguido de forte aquecimento entre sexta (22) e sábado (23), com máximas acima da média para o período. Contudo, uma nova frente fria deve avançar sobre o Paraná no domingo (24), trazendo novamente instabilidade e oscilação térmica.

De acordo com o meteorologista Lisandro Jacobsen, do Simepar, os próximos dias serão marcados por grande variação de temperatura, exigindo atenção da população para mudanças bruscas no clima.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.