Uma nova frente fria começou a avançar sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira (20), com potencial para provocar chuvas fortes em várias regiões do Paraná já nesta quarta-feira (21), segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). O sistema também deve provocar queda nas temperaturas máximas ao longo da semana.
Em Pato Branco, a previsão indica chuva a partir da tarde desta quarta, com possibilidade de pancadas mais intensas. A situação é semelhante em todo o Sudoeste paranaense, onde o tempo deve seguir instável até sábado (24).
Chuvas intensas e instabilidade no Sul do Estado
As chuvas mais fortes devem atingir a metade Sul do Paraná entre hoje e amanhã. O Simepar estima acumulados entre 40 mm e 70 mm nas regiões Oeste, Sudoeste e no Litoral. Já na metade Norte, as chuvas devem ocorrer de forma mais esparsa e com menor intensidade.
A partir de quinta-feira (22), a frente fria fará as temperaturas caírem. No Sudoeste, as máximas não devem ultrapassar os 20 °C, enquanto as mínimas seguirão estáveis nas madrugadas.
Na Capital paranaense, a instabilidade também predomina entre quarta e quinta-feira, com queda nas temperaturas máximas, que devem ficar abaixo dos 20 °C. As mínimas variam entre 13 °C e 14 °C, segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar. “As tardes serão mais frescas, mas as temperaturas mínimas continuam estáveis”, afirmou.
O fim de semana deve marcar a dissipação da frente fria, com tempo firme na maior parte do Estado, exceto no Litoral, que pode ter garoas ocasionais. As temperaturas ficarão amenas no Centro-Sul e Leste, enquanto o calor persiste nas regiões Norte e Oeste.
No Paraná, o domingo (25) deve ser de sol e clima agradável, com termômetros entre 15 °C e 25 °C. A próxima semana deve manter o padrão de temperaturas amenas, com sol entre nuvens na maior parte do tempo.
Nova massa de ar frio no fim do mês
Para o encerramento de maio, o Simepar prevê a chegada de uma nova massa de ar frio, com impacto mais expressivo nas temperaturas. As máximas devem ficar levemente acima dos 10 °C, e as mínimas podem cair para 6 °C a 9 °C, indicando um possível início antecipado do frio mais intenso no Estado.
Comentários estão fechados.