Frentes frias trazem chuva no Carnaval do Paraná

Duas frentes frias devem impactar o tempo no Paraná ao longo do Carnaval. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre sexta-feira (13) e terça-feira (17), o Estado terá cenário dividido: enquanto a metade norte tende a registrar tempo mais estável, a metade sul deve concentrar pancadas isoladas de chuva típicas de verão.

Apesar do nome, frente fria não significa necessariamente queda acentuada nas temperaturas, mas sim aumento da instabilidade e ocorrência de chuva. Nesta sexta-feira (13), uma frente fria se aproxima da região Sul do Brasil e avança pelo Paraná, elevando o risco de temporais.

Chuva começa pelo Oeste e se espalha

A chuva deve iniciar pelas regiões Oeste e Sudoeste antes de se espalhar para outras áreas do Estado. Os volumes mais expressivos são esperados entre o Leste e o Litoral paranaense.

No Oeste, as temperaturas terão declínio. Em Cascavel, que vinha registrando máximas acima de 31°C desde o dia 4 de fevereiro, a previsão é de 26°C nesta sexta-feira e 25°C no sábado, com elevação gradual a partir de domingo. Nas demais regiões, o tempo permanece abafado, mesmo com a ocorrência de chuva.

Previsão para sábado e domingo

No sábado (14), o tempo segue chuvoso na metade sul do Paraná, enquanto na metade norte há previsão de pancadas isoladas e irregulares. Para domingo (15) e segunda-feira (16), a chuva continua mais concentrada na metade sul, de forma localizada. No norte do Estado, as precipitações devem ocorrer apenas em pontos isolados, com predomínio de calor.

Na terça-feira (17), uma nova frente fria se aproxima, aumentando novamente a instabilidade. O ingresso de umidade em níveis médios da atmosfera, combinado com o sistema frontal que passa próximo ao Litoral, deve intensificar as áreas de chuva.

Acumulados já registrados

Segundo dados do Simepar até as 19h45 desta sexta-feira (13), diversos municípios já registraram volumes elevados de chuva. Entre os maiores acumulados estão São Miguel do Iguaçu (185 mm), Palmas (88 mm), Palotina (85,8 mm), General Carneiro (72 mm), Campina Grande do Sul (70,4 mm), Antonina (70,4 mm), Guaraqueçaba – Salto Morato (69,2 mm), Marechal Cândido Rondon (68,6 mm) e Morretes (67,4 mm).

Também foram registrados volumes expressivos em Pato Branco (66,2 mm), Francisco Beltrão (64,6 mm), Altônia (61,6 mm), Distrito de Horizonte, em Palmas (61,6 mm), Guarapuava (55 mm), Pinhais (42 mm), Maringá (41 mm), Cerro Azul (41,6 mm) e Cianorte (34,6 mm), entre outros municípios.

Após calor intenso tempestades devem retornar ao Paraná

Risco de temporais e alerta da Defesa Civil

O Boletim de Gestão de Riscos do Simepar, elaborado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, indica risco alto nesta sexta-feira (13) para o Leste, Sul e Sudoeste do Paraná, e risco moderado no restante do Estado. Há possibilidade de tempestades pontualmente intensas, com chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado.

Há também aviso específico para chuvas volumosas entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado (14), com risco de enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos e danos em plantações.

No sábado, o risco é alto no extremo sul do Litoral, passando pelo sul da Região Metropolitana de Curitiba até União da Vitória. No domingo (15), todo o Litoral permanece em risco alto, enquanto a metade sul apresenta risco moderado. Já na segunda-feira (16), Oeste e Norte ficam fora de risco, com condição moderada na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Campos Gerais.

A Defesa Civil mantém monitoramento 24 horas com base nos dados do Simehttps://simepar.br/simeparpar. A população pode receber alertas gratuitos enviando o CEP por SMS para o número 40199 ou cadastrando o número 61 2034-2611 no WhatsApp e interagindo com o contato. Em situações extremas, alertas também são emitidos via tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.