O fim de semana foi marcado por temperaturas extremamente baixas no Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), devido ao frio intenso, 91% dos municípios monitorados registraram as menores temperaturas do ano. Dos 57 municípios acompanhados pelo órgão, apenas Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Cambará e Santo Antônio da Platina, situados entre o Norte e o Norte Pioneiro, não bateram o recorde de frio em 2024.
Recordes de Temperatura
No domingo (30), General Carneiro, na região Sul, registrou a temperatura mais baixa do Estado com -3,5ºC. Outras cidades que apresentaram marcas negativas foram:
- Palmas: -3,3ºC
- São Mateus do Sul: -2,1ºC
- Inácio Martins: -2,0ºC
- Guarapuava: -1,5ºC
- Lapa: -1,0ºC
- Pinhão: -0,7ºC
- Fazenda Rio Grande: -0,6ºC
Cidades que ficaram próximas de zero grau:
- União da Vitória: 0,1ºC
- Colombo: 0,5ºC
- Pato Branco: 0,5ºC
- Pinhais: 0,6ºC
- Francisco Beltrão: 0,7ºC
- Irati: 0,9ºC
Curitiba registrou 2,0ºC.
Causas do Frio Intenso
“Os baixos valores são resultado de uma forte massa de ar polar, que provocou queda de temperatura brusca em todo o Paraná, com quebra de recordes para o ano. Exceção ao Norte e Norte Pioneiro, os municípios das demais regiões apresentaram a menor temperatura até o momento em 2024”, explicou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
Previsão para a Semana
O frio intenso começa a diminuir, e as temperaturas irão subir gradualmente ao longo desta semana. As máximas previstas são:
- Curitiba: 24ºC
- Guarapuava: 23ºC
- Jacarezinho: 30ºC
- Maringá: 30ºC
“A massa de ar frio perde força, sem a previsão de geadas, com exceção do extremo Sul do Paraná. A temperatura fica mais agradável e mais para o fim da semana, há previsão de chuva”, destacou Kneib.
O fim de semana foi marcado por temperaturas recordes em várias regiões do Paraná devido a uma forte massa de ar polar. A expectativa é que o frio intenso diminua nos próximos dias, trazendo temperaturas mais agradáveis e possibilidade de chuva no final da semana.
LEIA MAIS
Confira as temperaturas mínimas no domingo (03.06)
Comentários estão fechados.