Frio intenso e geada marcam o fim de semana no Paraná

O fim de semana foi marcado por frio intenso e geada em diversas regiões do Paraná, especialmente no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba, devido à atuação de uma massa de ar frio. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas seguirão baixas ao amanhecer nos próximos dias, com elevação gradual durante a tarde. Não há previsão de chuva para esta semana.

No sábado (9), as menores temperaturas foram registradas em General Carneiro (-1,5°C), Palmas (-1,2°C), Guarapuava (-0,3°C), São Mateus do Sul (0,5°C), Laranjeiras do Sul e Pinhão (1,4°C), Pato Branco (1,8°C) e Cascavel (1,9°C). As máximas chegaram a 21°C em Cambará e no litoral, e não passaram dos 20°C nas demais cidades.

Cascavel não registrava frio tão intenso desde o fim de junho, quando as mínimas chegaram a -2,4°C. Laranjeiras do Sul também não tinha temperaturas abaixo de 4°C desde 25/06.

No domingo (10), Dia dos Pais, o frio se espalhou. General Carneiro e São Mateus do Sul marcaram -1,4°C, Guarapuava -1,1°C, e União da Vitória 0,9°C. Outras cidades como Fazenda Rio Grande, Cambará, Joaquim Távora, Lapa, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Palotina também ficaram perto ou abaixo de 1°C. Pato Branco registrou 2,7ºC de mínima. As máximas mais altas, de 23°C, ocorreram apenas em Loanda, Guaíra e Cândido de Abreu.

Nesta segunda-feira (11), o amanhecer registrou mínimas de -0,5°C em General Carneiro, -0,2°C em Palmas e 0,2°C em Pinhão. Francisco Beltrão 1,8ºC. Pato Branco marcou 3,4°C. As máximas devem alcançar 23°C no Noroeste.

Entre terça (12) e quarta-feira (13), a previsão indica geada no Centro-Sul, Oeste, Campos Gerais e RMC, com mínimas abaixo de 5°C. No Oeste e Norte, a massa de ar frio perde força e, com predomínio de sol, as temperaturas podem ultrapassar 25°C à tarde, com grande amplitude térmica.

Na quinta (14) e sexta-feira (15), o Litoral e o Leste terão tempo nublado e máximas mais baixas devido à influência de um cavado meteorológico no oceano, que trará umidade para a faixa leste.

Sem previsão de chuva, o próximo fim de semana deve ter sol predominante e temperaturas mais agradáveis.

Simepar – Com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. As previsões detalhadas para os 399 municípios estão no site www.simepar.br, com atualização duas vezes ao dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.