A chegada de uma massa de ar polar voltou a derrubar as temperaturas trazendo o frio de volta ao Paraná nesta terça-feira (29), marcando um dos amanheceres mais gelados do inverno. De acordo com o Simepar, com exceção do Litoral, todas as regiões registraram mínimas abaixo de 9°C. Em cidades do Centro-Sul, a sensação térmica chegou a valores negativos devido aos ventos.
Queda brusca e mínimas registradas
O declínio acentuado começou na segunda-feira (28), com quedas de até 14°C em poucas horas. Em Curitiba, a temperatura caiu de 19,4°C às 14h para 9°C à meia-noite. Em Cambará, a variação foi de 23,8°C para 11,7°C no mesmo período.
As menores temperaturas desta terça foram registradas em Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C). Na região Sudoeste, Pato Branco marcou 5,7°C e Francisco Beltrão 6,7°C. No Litoral, os valores ficaram mais altos: Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C).
A sensação térmica foi ainda mais baixa: Santa Maria do Oeste (-1,2°C), Lapa (-0,4°C) e Guarapuava (-0,5°C) durante a manhã.
Algumas localidades tiveram a menor temperatura do mês, como Antonina (8,6°C), Cerro Azul (5°C), Cornélio Procópio (7°C) e Santo Antônio da Platina (6,5°C).
Próximos dias: geadas e frio intenso
Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, o frio será ainda mais intenso na quarta-feira (30), aumentando o risco de geadas fortes no Centro-Sul, moderadas nos Campos Gerais e fracas a moderadas na Região Metropolitana de Curitiba.
Na quinta (31), o frio continua, mas as geadas devem ser menos abrangentes. A massa de ar polar perde força a partir de sexta-feira (1º), quando as temperaturas voltam a subir gradualmente.
Nesta terça, as máximas variam entre 15°C no interior e 19°C no Litoral. Na quarta, em algumas cidades, os termômetros podem ficar abaixo de 5°C ao amanhecer.
O Simepar, que conta com 120 estações meteorológicas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, disponibiliza dados atualizados no site www.simepar.br, com duas previsões diárias para os 399 municípios paranaenses.
Comentários estão fechados.