A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP realizou na manhã de segunda-feira (4) o lançamento do Fundo Social, programa que destinará mais de R$ 450 mil para projetos de responsabilidade social em toda a área de atuação da cooperativa.
O lançamento aconteceu em Pato Branco, e contou com a presença do presidente da cooperativa, Clemente Renosto, do vice-presidente, Orlei Roncaglio; do diretor executivo, Fábio Vedelago Burille; do diretor de operações, Alcimar Gerhard; do diretor de negócios, Eslau Thomas, além de colaboradores da Sicredi Parque, membros dos conselhos fiscal e de administração, representantes de entidades e lideranças locais.
Por meio do Fundo Social, entidades sem fins lucrativos poderão solicitar recursos para a realização de projetos nas áreas de segurança, esporte, cultura, saúde, educação, inclusão social e meio ambiente. Cada entidade poderá ter uma iniciativa contemplada por ano, com valores que podem ir de um a até 10 salários mínimos vigentes.
As inscrições já estão abertas. Os projetos serão avaliados pela cooperativa com a participação de representantes dos comitês Jovem e Mulher, coordenadores de núcleo além de outros profissionais, e as seleções serão feitas mensalmente até o mês de novembro de 2022. As entidades interessadas devem fazer a inscrição por meio do site: sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial, endereço onde também está disponível o regulamento do programa. O edital pode ser consultado no site: sicredi.com.br/coop/parquedasaraucarias.
De acordo com o presidente da Sicredi Parque, Clemente Renosto, o Fundo Social é uma iniciativa fundamental, pois está alinhada com um dos princípios mais importantes do cooperativismo: o interesse pela comunidade. “O desenvolvimento das comunidades é um dos nossos principais objetivos. Estes recursos vão contribuir muito com o trabalho de diversas entidades, que prestam serviços importantes para toda a sociedade”, destacou.
Para Fábio Vedelago Burille, diretor executivo da cooperativa, o Fundo amplia a atuação do Sicredi nas áreas de responsabilidade social. Além do programa, a cooperativa mantém diversas iniciativas ligadas a educação, como o “A União Faz a Vida” e o “Educação Financeira da Ponta do Lápis”; ao esporte, como a “Copa Sicredi” e patrocínios a equipes esportivas; e de sustentabilidade, como o programa de neutralização de carbono e o apoio a áreas de preservação ambiental, como o Parque Estadual das Araucárias, nos municípios catarinenses de Galvão, São Domingos, a Floresta René Frey, em Fraiburgo.