Gabriel Casagrande coroou com vitória um fim de semana marcante no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, que completou 50 anos de inauguração neste domingo (28). O bicampeão e atual detentor do título da Stock Car Pro Series triunfou na corrida principal do GP Chevrolet, fechando no topo do pódio na sexta etapa da temporada 2024. Essa foi a 11ª vitória da carreira de Casagrande na Stock Car e a primeira na temporada. O piloto também celebrou a renovação do seu contrato com a A.Mattheis Vogel para 2025.
Um dos pontos altos da corrida foi o empolgante duelo entre Casagrande e Felipe Massa (TMG Racing). Os dois lutaram lado a lado, proporcionando um espetáculo emocionante para o público presente em Goiânia. Massa, que terminou na segunda colocação, foi o maior pontuador do fim de semana, recebendo o troféu Vivo Man of the Race. Daniel Serra (Eurofarma RC) completou o pódio em terceiro lugar, com três Chevrolet Cruze nas primeiras posições.
O primeiro Toyota Corolla na prova foi o de Enzo Elias (Crown Racing), que terminou em quarto lugar. Bruno Baptista (RCM Motorsport) foi o quinto, seguido por Zezinho Muggiati (KTF), que teve o melhor fim de semana em seu ano de estreia na categoria. Rafael Suzuki (TMG Racing) fechou em sétimo, seguido por Rubens Barrichello (Mobil Ale). Julio Campos (Pole Motorsport) reassumiu a liderança do campeonato ao terminar em nono, enquanto Ricardo Zonta (RCM) ficou em décimo.
Antes da largada, a Stock Car homenageou o Autódromo Internacional de Goiânia na figura de Leonino Caiado, governador do estado e principal responsável pela inauguração do autódromo há 50 anos. O atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também foi homenageado, com a presença de vários pilotos e do CEO da Vicar, Fernando Julianelli. O governador entregou o troféu ao vencedor do GP Chevrolet.
Apresentação do Chevrolet Tracker Stock Car
Nos momentos que antecederam a prova, o público teve a oportunidade de conhecer o Chevrolet Tracker Stock Car, um dos novos modelos que vão acelerar na categoria a partir da próxima temporada, marcando a entrada da era SUV na Stock Pro Series.
A Corrida
Casagrande, pole position, manteve a liderança na largada, em uma tarde muito quente em Goiânia, com temperaturas ao redor de 30ºC e mais de 50ºC no asfalto. A corrida começou intensa, com incidentes envolvendo Cacá Bueno e Gaetano Di Mauro, levando à entrada do safety-car. A relargada manteve Casagrande, Massa, Serra, Muggiati e Felipe Fraga nas primeiras posições.
A janela de pit-stops obrigatórios foi crucial. Casagrande e Massa fizeram suas paradas logo no início da janela, com Massa retornando à frente de Casagrande. Após a relargada, Casagrande reassumiu a liderança com uma bela manobra sobre Massa. Felipe Fraga, que enfrentou problemas no carro, recolheu para os boxes, permitindo que Enzo Elias assumisse a quarta posição.
A corrida foi novamente interrompida pelo safety-car após Raphael Teixeira enfrentar uma quebra. Na nova relargada, Daniel Serra e Enzo Elias protagonizaram um duelo intenso. No fim, Casagrande confirmou sua vitória com 3s013 de vantagem sobre Felipe Massa, enquanto Daniel Serra completou o pódio.
Gabriel Casagrande
Casagrande celebrou a vitória e destacou a evolução da equipe: “Essa vitória veio em excelente momento e mostra nossa evolução. Nas últimas três etapas, tivemos bastante velocidade, mas sem longevidade. Hoje provamos que temos longevidade. Agora é coletar os dados para repetirmos tudo o que foi feito e, quem sabe, voltar a brigar pelo campeonato, que é nossa maior meta.”
Felipe Massa
Massa ficou satisfeito com seu desempenho: “Estava com saudade do pódio e também com saudades de um fim de semana todo perfeito e eficiente. Conseguimos ser Man of the Race pela primeira vez. O trabalho aqui foi impecável. Feliz com o trabalho da equipe e com o meu, o carro estava muito bom.”
Daniel Serra
Serra também se mostrou animado: “Foi um pouco difícil lutar com eles dois [Casagrande e Massa] ali na frente. Mas acho que o carro estava bom, o ritmo era legal, e isso nos deixa em alta para a parte final do campeonato.
LEIA MAIS
- Rayssa Leal conquista bronze no Street Skate em Paris
- Judô é Prata com Willian Lima e Bronze com Larissa Pimenta
Próxima Etapa
A Stock Car Pro Series se prepara para a segunda metade da temporada com uma etapa histórica: o BH Stock Festival, que marcará a estreia da principal categoria do automobilismo brasileiro em Belo Horizonte, em um circuito urbano no entorno do Estádio Mineirão, entre 16 e 18 de agosto.
Classificação do campeonato após seis etapas (top-10)
- 1º – Julio Campos, 499 pontos
- 2º – Ricardo Zonta, 494
- 3º – Felipe Massa, 484
- 4º – Felipe Baptista, 465
- 5º – Dudu Barrichello, 446
- 6º – Bruno Baptista, 446
- 7º – Gabriel Casagrande, 419
- 8º – Rafael Suzuki, 412
- 9º – Enzo Elias, 409
- 10º – Daniel Serra, 352
Goiânia Corrida principal (domingo), resultado final
- 1º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 32 voltas em 51min37s146
- 2º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s013
- 3º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 3s896
- 4º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 5s527
- 5º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 6s504
- 6º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 8s959
- 7º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 9s710
- 8º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 12s690
- 9º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 13s905
- 10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 14s933
- 11º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 14s936
- 12º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 17s612
- 13º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17s850
- 14º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 17s971
- 15º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 18s397
- 16º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 19s803
- 17º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 20s053
- 18º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 20s080
- 19º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 20s734
- 20º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 28s404
- 21º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 2 voltas
- 22º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 5 voltas
Não completaram
- Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), a 11 voltas
- Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 22 voltas
- Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 22 voltas
- Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 24 voltas
- Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 24 voltas
- Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 27 voltas
Comentários estão fechados.