Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história em 2023

O estado do Paraná lidera a produção nacional de frangos e mantém um ritmo acelerado de crescimento, superando a média nacional.

O Paraná alcançou marcos históricos na produção de frangos e suínos, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O estado é responsável por 34,2% de toda a produção de frangos do Brasil e também registrou um recorde semestral na produção de suínos.

Paraná Lidera a Produção de Frangos com 1,07 Bilhão Abatidos no Primeiro Semestre

O estado abateu 532 milhões de frangos entre abril e junho de 2023, acumulando um total de 1,07 bilhão de unidades no primeiro semestre. Esse volume representa um aumento de 3,6% em relação ao recorde anterior e 7,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a produção de frangos em todo o Brasil cresceu apenas 2,2%.

Suínos e Ovos também em Alta no Paraná

O Paraná também registrou um recorde na produção semestral de suínos, com 5,9 milhões de unidades abatidas. Este número é 2,3% maior que o semestre anterior. Quando comparado à média nacional, que mostrou uma oscilação negativa de 0,1%, os números do Paraná se destacam ainda mais.

O estado também liderou o aumento trimestral na produção de ovos, com um incremento de 5,87 milhões de dúzias, ficando atrás apenas de São Paulo na produção nacional.

Outros Segmentos da Produção Agropecuária do Paraná

Os números também mostram que o Paraná teve uma queda de 2% na produção de bovinos em relação ao mesmo período do ano passado, com 615 mil unidades abatidas. O setor de ovos, no entanto, viu um crescimento trimestral de 2,9% em todo o Brasil, com o Paraná apresentando o maior aumento trimestral.

Perspectivas

O Paraná vem solidificando sua posição como líder em vários segmentos da produção agropecuária. Os recordes recentes mostram a importância do Estado na cadeia produtiva nacional, que continua a crescer a um ritmo mais acelerado que a média do país.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.