O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta sexta-feira (17) a realização de um novo concurso público em 2025, que contará com 2.600 vagas destinadas à Polícia Militar (PM) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Do total, 2.000 vagas serão para a Polícia Militar e 600 para o Corpo de Bombeiros, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública.
De acordo com o governador, a autorização oficial para o concurso será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira (20). A partir dessa autorização, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) poderá contratar a banca organizadora responsável pelo certame, processo que deve ocorrer nos próximos dias.
“Este é mais um passo para garantir mais efetivo na segurança pública do Paraná, oferecendo melhor atendimento aos cidadãos e maior proteção às nossas cidades”, destacou Ratinho Junior.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, também ressaltou os investimentos do estado em infraestrutura e tecnologia para as forças de segurança. “Estamos reforçando nosso efetivo e garantindo toda a estrutura necessária, com novas viaturas, armamentos modernos, helicópteros e equipamentos atualizados”, afirmou.
Os detalhes do concurso, como cronograma, requisitos e etapas, serão divulgados exclusivamente por meio do edital, que será publicado no site oficial da Agência Estadual de Notícias e em canais autorizados do Governo do Paraná.
O anúncio do concurso ocorre em um momento de valorização das carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Paraná. Em novembro do ano passado, uma lei sancionada pelo governador reestruturou as carreiras das corporações, trazendo aumentos salariais e modernização nos cargos.
Outro marco importante foi a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), sancionada em dezembro de 2024. Essa mudança possibilita que praças – de soldados a subtenentes – tenham a oportunidade de ascender à carreira de oficiais, tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros, aumentando a atratividade dessas profissões.
Leia também
- Tecpar garante segurança alimentar e nutricional para crianças do Paraná
- Primeiro lugar em medicina da UFPR é do Curso Positivo
O Paraná tem se destacado pelo fortalecimento contínuo de seu efetivo na área de segurança. Em 2023, por exemplo, houve a formatura de 2.485 policiais militares, que já estão atuando em diversas cidades do estado, além de 419 bombeiros, na maior contratação da história da corporação até então.
No âmbito da Polícia Científica, 98 peritos foram recentemente incorporados, enquanto a Polícia Civil recebeu 103 novos servidores, incluindo 88 agentes, 10 delegados e cinco papiloscopistas, convocados do concurso realizado em 2021.
Esses esforços refletem o compromisso do Governo do Paraná em garantir uma segurança pública mais eficiente e moderna, com profissionais qualificados e bem estruturados.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.