Governador dá início à duplicação em concreto da PR-412 no litoral

As obras de duplicação da PR-412, no trecho de 14,28 quilômetros entre Matinhos e o balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, tiveram início neste sábado (9), com solenidade conduzida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O projeto, orçado em R$ 274 milhões, prevê pavimento rígido de concreto, ciclovia, pistas de caminhada, vagas de estacionamento e iluminação pública em LED.

A intervenção, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), inclui ainda duas novas pontes — sobre o Canal de Matinhos e o Rio Balneário —, um viaduto no entroncamento com a Avenida Curitiba e obras de drenagem para reduzir alagamentos. O prazo contratual é de 36 meses, mas o Estado pretende antecipar a entrega.

“Será uma grande avenida, com mais mobilidade, segurança e infraestrutura para turistas e moradores, integrando Matinhos e Pontal”, afirmou Ratinho Junior.

Mobilidade e segurança

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenez, destacou que a obra beneficiará motoristas, pedestres e ciclistas, além de reduzir pontos de alagamento. Já o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, ressaltou que a duplicação representa “uma revolução” no Litoral.

As marginais terão sentido único, calçadas e ciclovias bidirecionais, enquanto a pista central será separada por barreiras de concreto. O concreto adotado terá 21 centímetros de espessura, oferecendo maior durabilidade em clima úmido e tráfego intenso.

Investimentos no Litoral

A duplicação integra um pacote de obras do Governo do Estado, que inclui a Ponte de Guaratuba (70% concluída), a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná e a futura requalificação da orla histórica de Guaratuba. Também está prevista a duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, em parceria com o governo catarinense para prolongar a melhoria até Garuva.

“Estamos resgatando nosso Litoral, atraindo empreendimentos, gerando empregos e transformando as cidades”, completou Ratinho Junior.

Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o secretário-executivo do Codesul, Orlando Pessuti; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia), Paulo Gomes, Anibelli Neto, Nelson Justus, Márcia Huçulak e Alisson Wandscheer; além de prefeitos da região.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.