O governador Carlos Massa Ratinho Junior, entregou nesta sexta-feira (13) a segunda fase da restauração em concreto da PRC-280, um marco para a infraestrutura rodoviária do estado. A obra, que abrange o trecho entre Palmas e Clevelândia, representa um investimento de R$ 188,5 milhões e visa otimizar o escoamento da produção e a segurança viária na região Sudoeste do Paraná. A modernização da rodovia, agora com pavimento de concreto, coloca a PRC-280 como referência em qualidade e durabilidade no país.
A revitalização da PRC-280 é parte de um compromisso do governo estadual para com a população do Sudoeste, uma região de grande relevância econômica. Ratinho Junior enfatizou que a rodovia, antes considerada a pior do estado, agora se destaca pela qualidade de sua infraestrutura. A nova pavimentação em concreto, tecnologia de ponta utilizada em países como Estados Unidos e Europa, reflete a busca por soluções duradouras e eficientes.
O Sudoeste do Paraná é um polo produtor de grãos, proteína animal e derivados de madeira, com um potencial econômico significativo. A modernização da PRC-280, um corredor logístico fundamental, visa impulsionar o crescimento dessas indústrias. Segundo o governador, “a logística e a infraestrutura são primordiais para que essas indústrias possam crescer cada vez mais”. A melhoria da rodovia facilita o transporte de mercadorias e contribui para o desenvolvimento da região.
PRC-280: De Pior Rodovia à Referência Nacional
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou a transformação da PRC-280. Segundo ele, a rodovia, que antes sofria com intervenções paliativas, agora é um modelo de qualidade e durabilidade. Diversos departamentos de estradas de outros estados têm demonstrado interesse em estudar as técnicas de pavimentação utilizadas no Paraná. A obra reflete um compromisso do governo estadual em solucionar problemas crônicos de infraestrutura.
A restauração do trecho entre Palmas e Clevelândia envolveu 45 quilômetros de pavimento de concreto, incluindo acostamentos e terceiras faixas. As faixas de rolamento possuem 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros. As placas de concreto têm 22 centímetros de espessura, garantindo maior durabilidade e segurança. Além do pavimento, a obra inclui melhorias no sistema de drenagem, sinalização e dispositivos de segurança. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) foi responsável pela administração e fiscalização do projeto.
A restauração da PRC-280 utilizou a técnica de whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é recuperado e utilizado como base para o novo pavimento de concreto. Esta técnica aumenta a vida útil da rodovia para 20 anos, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a segurança viária. O Paraná foi pioneiro no uso desta técnica em pistas simples. Adicionalmente, o projeto utilizou a modalidade de contratação integrada, em que a empresa vencedora foi responsável pelo projeto executivo e pela execução da obra, agilizando o processo.
A prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, enfatizou que a revitalização da PRC-280 é um sonho de décadas e impulsionará o desenvolvimento da região. A rodovia facilita o escoamento da produção para outros estados e países, como Paraguai e Argentina. A nova infraestrutura atrai investimentos e gera novas oportunidades de crescimento. Um caminhoneiro local, João Cardoso Serpa, celebrou a melhoria da rodovia, que antes era marcada por buracos e dificuldades de tráfego.
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Além da entrega deste segundo trecho, o governo autorizou o início das obras do terceiro segmento da PRC-280, entre Clevelândia e Pato Branco, com investimento de R$ 180,9 milhões. A continuidade da rodovia, de Pato Branco a Marmeleiro, será concedida à iniciativa privada, com leilão programado para 19 de dezembro. A duplicação da PRC-280, entre Marmeleiro e Pato Branco, também está planejada para o futuro, consolidando a importância da rodovia para a logística e economia do estado.
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