O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou um significativo investimento de R$ 100 milhões do Governo do Estado no programa “Escola Mais Bonita”. O anúncio foi feito durante o Seminário dos Diretores com Foco na Aprendizagem de 2024, realizado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Este investimento representa a quarta etapa do programa, que já beneficiou mais de 1.800 colégios desde sua criação em 2020.
Os recursos serão empregados em obras de reparo e manutenção, bem como outros serviços de engenharia nas unidades da rede estadual de ensino. A previsão é de que este novo repasse seja concluído até março, possibilitando a utilização dos fundos ainda neste semestre letivo.
Além disso, o governador destacou outros investimentos na infraestrutura escolar, visando melhorar as condições de ensino e aprendizagem. Entre esses, mencionou a aplicação de R$ 500 milhões em grandes reformas de 500 escolas, parte dos quais provenientes da transformação da Copel em corporação. Algumas escolas em Cândido de Abreu, Cascavel, Curitiba, Maringá, Peabiru e Sengés já estão em processo de contratação para essas reformas.
Ratinho Junior também enfatizou a conclusão da substituição de mais de 400 salas de aula de madeira por alvenaria, a aquisição de 5 mil novos aparelhos de ar-condicionado para as salas de aula e a expansão do número de colégios com ensino em tempo integral e no modelo cívico-militar. O programa “Ganhando o Mundo”, que promove intercâmbio de estudantes e professores, agora incluirá também diretores escolares.
O programa “Escola Mais Bonita” foca na execução de pequenos reparos na estrutura física das escolas, como pintura, melhorias em espaços comuns, bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e pátios. As cotas de financiamento para cada unidade escolar são definidas com base no número de alunos matriculados, variando entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.
Eliane Teruel Carmona, presidente do Fundepar, órgão estadual que fiscaliza as obras estruturais nas escolas, explicou que os recursos do Fundo Rotativo proporcionam às escolas maior autonomia e agilidade na gestão dos investimentos, que são definidos em conjunto com pais, professores e demais funcionários.
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