Marcelo Coan
Pleito de mais de 10 anos de entidades, comunidades e lideranças regionais e municipais, a revitalização da SC-305, trecho entre São Lourenço do Oeste a Campo Erê, vai sair do papel. Na tarde desta sexta-feira (16), em Campo Erê, o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, assinou a ordem de serviço para a execução da obra. O investimento é de R$ 119,4 milhões e contempla 28 quilômetros de extensão. O trecho receberá pavimento rígido – concreto –, drenagem, sinalização, serviços de meio ambiente e iluminação. Na assinatura o chefe do Executivo estadual disse que os recursos para a execução estão garantidos, inclusive com previsão no orçamento do Estado para o ano 2023.
Com a assinatura, a empresa vencedora do certame licitatório – Construtora Luiz Costa, de Mossoró, no Rio Grande do Norte – tem 30 dias para mobilizar o canteiro de obras. Entretanto, a previsão é que esse trabalho seja finalizado até o dia 5 de janeiro. O prazo total para a execução da obra são 24 meses. A empresa executa outras obras dentro do Estado.
Segundo a construtora, a obra, via de regra, inicia do marco zero, que seria sentido São Lourenço do Oeste a Campo Erê. Porém, como o sentido contrário oferece melhores condições por conta do relevo, existe a possibilidade dessa ordem ser invertida. A decisão dependerá da equipe técnica envolvida no projeto.
Avisando que, na condição de governador, é a última vez que visita a região – ele entrega o comando do Estado a Jorginho Mello (PL) no dia 1° de janeiro de 2023 –, o governador disse que faz isso com a certeza de missão cumprida. “Nós sabemos da importância dessa obra para a região. Essa é uma rodovia que está deteriorada há muitos e muitos anos. Nós vencemos todas as etapas burocráticas e estamos felizes de estar aqui em Campo Erê para dar início a esse trabalho. Nosso sentimento é de dever cumprido”, conta Moisés.
Agustinho Assis Menegatti, prefeito de São Lourenço do Oeste, esteve presente na assinatura da ordem e lembrou que o pleito é antigo. Segundo ele foi necessário um governo municipalista para tirar a obra do papel. Segundo ele, quem ganha com a revitalização é a população e a região. “Nós ficamos devendo mais essa. Muito obrigado por tudo que o senhor fez por São Lourenço do Oeste e pela região”, registrou o vice-prefeito lourenciano em seu discurso.
Fernando Pressoto, presidente da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) – entidade que representa mais de 700 empresas com atuação na área da indústria, comércio e prestação de serviços – resume a assinatura da ordem de serviço como sendo a realização de um sonho. Segundo ele a rodovia é importante, pois é um corredor logístico para a região. “Ela [rodovia] estando em boas condições promove o desenvolvimento, garante segurança e reduz custos”, avalia.
O ato foi acompanhado pela comunidade, representantes de entidades, lideranças políticas e prefeitos de toda a região. L
Comentários estão fechados.