Governo debate políticas públicas para pessoa idosa em Pato Branco

No dia 14 de junho, Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, será palco do II Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa – Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Pessoas Idosas no Paraná. Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o evento visa conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência cometidos contra idosos, promovendo debates que fomentem o tema e capacitem agentes responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas.

A ação faz parte do Junho Violeta, uma campanha instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combater e conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa. A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o evento é crucial para a implementação de políticas públicas efetivas para a população idosa. “Dos municípios do Estado, 91% já têm um plano municipal da Pessoa Idosa. Queremos um Paraná Amigo da Pessoa Idosa e, para isso, temos promovido e protegido os direitos dessa população e de todos que os cercam, integrando diversos atores e políticas”, afirmou.

Pato Branco: Um Município Pioneiro

Simone Castro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pato Branco, ressaltou a importância do evento para o município, que foi a primeira Cidade Amiga da Pessoa Idosa do Paraná, certificada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Sabemos que existem diversos tipos de violência contra a população idosa e ficamos honrados, em parceria com a Semipi, de poder abordar esses temas no evento. É um reconhecimento pelas ações já desenvolvidas na cidade. Será um momento de reflexão sobre o que mais pode ser feito”, comentou.

Colaboração e Reflexão

A secretária municipal de Assistência Social de Pato Branco, Cleuza Chioquetta, reforçou a relevância do seminário para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população idosa. “Não apenas reforça a importância de assegurar qualidade de vida e dignidade aos idosos, mas também oferece um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre diversos atores sociais e institucionais”, ressaltou.

Maria de Lourdes Bernartt, coordenadora da Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco, destacou o compromisso do seminário em alertar, prevenir, sensibilizar e conscientizar a sociedade. “A Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa e a UTFPR Campus Pato Branco se unem à Semipi nesta ação que visa construir uma sociedade que, cada vez mais, respeite e garanta os direitos dessa população”, concluiu.

Participantes e Programação

O evento reunirá gestores, acadêmicos, técnicos, e o comitê gestor dos 33 municípios do Paraná que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa – OPAS/OMS, além dos municípios que estão em fase de adesão ao Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa e outros municípios do Estado.

LEIA MAIS

Campanha de Conscientização

No início do mês, o Governo do Estado lançou uma campanha de conscientização contra a violência à pessoa idosa, em alusão ao Junho Violeta. A iniciativa inclui uma campanha publicitária educativa que orienta a população sobre crimes contra idosos e incentiva a denúncia de maus-tratos contra o público 60+. Esta ação reforça o compromisso do governo em proteger os direitos dos idosos e promover um envelhecimento saudável e ativo.

A realização deste seminário em Pato Branco reflete o compromisso do Paraná em liderar iniciativas que protejam e promovam a dignidade e os direitos das pessoas idosas, integrando diversos setores da sociedade em uma causa comum.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.