No dia 14 de junho, Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, será palco do II Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa – Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Pessoas Idosas no Paraná. Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o evento visa conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência cometidos contra idosos, promovendo debates que fomentem o tema e capacitem agentes responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas.
A ação faz parte do Junho Violeta, uma campanha instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combater e conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa. A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o evento é crucial para a implementação de políticas públicas efetivas para a população idosa. “Dos municípios do Estado, 91% já têm um plano municipal da Pessoa Idosa. Queremos um Paraná Amigo da Pessoa Idosa e, para isso, temos promovido e protegido os direitos dessa população e de todos que os cercam, integrando diversos atores e políticas”, afirmou.
Pato Branco: Um Município Pioneiro
Simone Castro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pato Branco, ressaltou a importância do evento para o município, que foi a primeira Cidade Amiga da Pessoa Idosa do Paraná, certificada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Sabemos que existem diversos tipos de violência contra a população idosa e ficamos honrados, em parceria com a Semipi, de poder abordar esses temas no evento. É um reconhecimento pelas ações já desenvolvidas na cidade. Será um momento de reflexão sobre o que mais pode ser feito”, comentou.
Colaboração e Reflexão
A secretária municipal de Assistência Social de Pato Branco, Cleuza Chioquetta, reforçou a relevância do seminário para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população idosa. “Não apenas reforça a importância de assegurar qualidade de vida e dignidade aos idosos, mas também oferece um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre diversos atores sociais e institucionais”, ressaltou.
Maria de Lourdes Bernartt, coordenadora da Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco, destacou o compromisso do seminário em alertar, prevenir, sensibilizar e conscientizar a sociedade. “A Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa e a UTFPR Campus Pato Branco se unem à Semipi nesta ação que visa construir uma sociedade que, cada vez mais, respeite e garanta os direitos dessa população”, concluiu.
Participantes e Programação
O evento reunirá gestores, acadêmicos, técnicos, e o comitê gestor dos 33 municípios do Paraná que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa – OPAS/OMS, além dos municípios que estão em fase de adesão ao Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa e outros municípios do Estado.
LEIA MAIS
- Ex-jogador Giba participou de Feira Inventum e falou sobre carreira e vida pessoal
- Evolução e perfil do eleitorado em Pato Branco
- Capacitação para cuidado de idosos reúne 500 profissionais
Campanha de Conscientização
No início do mês, o Governo do Estado lançou uma campanha de conscientização contra a violência à pessoa idosa, em alusão ao Junho Violeta. A iniciativa inclui uma campanha publicitária educativa que orienta a população sobre crimes contra idosos e incentiva a denúncia de maus-tratos contra o público 60+. Esta ação reforça o compromisso do governo em proteger os direitos dos idosos e promover um envelhecimento saudável e ativo.
A realização deste seminário em Pato Branco reflete o compromisso do Paraná em liderar iniciativas que protejam e promovam a dignidade e os direitos das pessoas idosas, integrando diversos setores da sociedade em uma causa comum.
Comentários estão fechados.