Entre os anúncios, a confirmação da instalação do 13º Grupamento de Bombeiros e autorização de estudos para implantação de campus da Unicentro em Pato Branco
Redação com AEN
Nessa quinta-feira (15), em Curitiba, no Palácio Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou melhorias para Pato Branco. Uma delas é que o Governo do Paraná irá transformar o Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco no 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado. A elevação de nível amplia a estrutura existente na cidade e dá melhores condições aos profissionais da área de segurança pública que atuam no local de atenderem as demandas de 14 municípios da região Sudoeste.
Para o governador, o avanço foi possível graças ao reforço no efetivo, com a contratação de novos bombeiros nos últimos quatro anos. “A contratação de 400 novos bombeiros e a emancipação da Polícia Militar vão dar a oportunidade de transformar o Corpo de Bombeiros em um grande polo na cidade de Pato Branco, levando mais segurança e tranquilidade para a população”, afirmou o governador. Na avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a mudança se traduz em mais alcance, viaturas e equipamentos, estrutura de gestão, autonomia e representatividade pública e política e, por consequência, mais celeridade no socorro à população. “A instalação desse grupamento era necessária para ampliar os serviços na região de Pato Branco, oferecendo mais capacidade no combate a incêndios, busca e salvamento e nos atendimento pré-hospitalares prestados pelo Siate”, disse.
O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, agradeceu o empenho do Governo do Estado. “Precisamos agradecer o Comando do Corpo de Bombeiros, pois a partir de agora teremos mais agilidade, veículos, efetividade e é isso que nós queremos para o futuro da cidade e do Sudoeste”, afirmou.
O início do Corpo de Bombeiros de Pato Branco remete à Lei Municipal 317/78, que autorizava o Chefe do Executivo Municipal a firmar convênio com o Estado do Paraná para criação, instalação e manutenção do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Em 1994 foi criado o 3º Subgrupamento de Bombeiros do 4º Grupamento de Bombeiro, tendo como área de atuação toda a região Sudoeste. Em fevereiro de 2011, a então subunidade do 4º Grupamento foi elevada à condição de unidade independente. Dessa forma o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente desvinculou-se do 4º Grupamento, de Cascavel, passando a ter autonomia administrativa e subordinação direta ao Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba.
Campus Unicentro
Os estudos para implantação de um novo campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Pato Branco, foi o segundo avanço anunciada. Segundo o governador, a ideia é aproveitar o potencial da região voltado ao setor tecnológico e de inovação formando mão de obra qualificada. “Pato Branco não tem nenhum curso das universidades estaduais, então vamos começar com dois na área de tecnologia e ir ampliando isso no futuro para termos um campus bem estruturado”, informou.
Para o prefeito de Pato Branco, a instalação da Unicentro na cidade democratiza o acesso da população regional ao ensino superior. “Pato Branco respira tecnologia e a oferta destes cursos vai dar a oportunidade para que nossos jovens, que muitas vezes não têm como pagar uma faculdade, recebam a ajuda do Governo do Estado, além de garantir que a cidade receba uma fatia das verbas de ciência e tecnologia”, concluiu Cantu.
A universidade está inserida no contexto de 50 municípios nas regiões Centro-Oeste e Centro-Sul do Paraná. A instituição oferece oportunidades de formação em nível superior de graduação e pós-graduação e serviços voltados à comunidade e ao desenvolvimento regional. Atualmente são 40 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 17 programas stricto sensu, sendo 17 mestrados e oito doutorados. Além disso, com a expansão da modalidade de Educação à Distância (EAD), a universidade atinge quase que 100% das regiões do Paraná com seus polos. Foi essa abrangência que motivou a Prefeitura de Pato Branco a realizar a consulta para a possibilidade de que a Unicentro levasse cursos da área de tecnologia, inovação e agronegócio para o município.
De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, o processo de implantação está bem encaminhado e deverá ser aprovado. “Temos por parte da universidade um planejamento da oferta inicial de dois cursos tecnólogos que vão ao encontro do ecossistema de inovação que se estabelece em Pato Branco”, explicou.
Na visão do deputado estadual Guto Silva, presente no evento, Pato Branco tende a fortalecer ainda mais a sua vocação como polo de inovação. “Temos o campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e faculdades privadas na cidade, mas não tínhamos um braço de uma universidade estadual, o que isso significa mais recursos em tecnologia, acesso à educação de qualidade para jovens da região, ampliando progressivamente em um grande espaço de tecnologia, ensino e saber”, apontou.
Pato Branco conta com um Parque Tecnológico desde 2016. O espaço dispõe de estruturas físicas compostas por seis módulos industriais de 553,8 m² cada para empresas âncoras, e 1.720 m² divididos em 32 salas de 25 m² cada, destinadas ao próprio sistema de inovação e empresas incubadas na ITECPB. Representantes do município também fazem parte dos arranjos de pesquisa coordenados pela Fundação Araucária e outras entidades estaduais.
Comentários estão fechados.