Buscando melhorar a conectividade em áreas rurais, o Governo do Estado do Paraná e a operadora TIM celebraram uma parceria robusta. O protocolo assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela diretoria da TIM prevê um investimento de R$ 22 milhões até 2026 para instalar 116 novas antenas de telecomunicação em 83 municípios paranaenses.
Esta iniciativa, que promete atender diretamente cerca de 40 mil pessoas e indiretamente outras 2 milhões, é parte do esforço contínuo do estado para universalizar o acesso à internet, principalmente nas regiões rurais. A TIM, já presente em todos os 399 municípios do Paraná com tecnologia 4G e em 18 cidades com 5G, enfrenta agora o desafio de expandir ainda mais sua cobertura nas áreas rurais.
A liberação de créditos acumulados de ICMS, autorizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, facilitará a aquisição destes créditos pela TIM no Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred) da Receita Estadual do Paraná. Esta estratégia se alinha com as metas do Governo do Estado de fomentar a ampliação da conectividade, beneficiando especialmente as comunidades rurais.
“O Paraná é reconhecido como o estado mais inovador do Brasil, e nosso objetivo é levar essa inovação e conectividade também para a zona rural”, destaca Ratinho Junior. Ele enfatiza a importância da internet para os agricultores, que cada vez mais dependem de tecnologias que requerem conexão robusta para otimizar suas atividades e produtividade.
Alberto Griselli, CEO da TIM no Brasil, reafirma o compromisso da operadora com o estado, mencionando que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para garantir conectividade abrangente no campo.
Além da parceria com a TIM, o Governo do Estado trabalha em várias frentes para universalizar o acesso à internet. O Plano de Conectividade Rural do Paraná, liderado pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, reúne esforços de diversos órgãos públicos e privados para desenvolver soluções eficazes de conectividade em áreas de difícil acesso.
Iniciativas como o projeto-piloto do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a ampliação da conexão via satélite, em parceria com a Telebras, são exemplos de esforços contínuos para alcançar a meta de universalização da internet no estado. A expansão da rede 4G e a futura implementação de torres de estação rádio-base adicionais são vitais para garantir que todas as áreas do estado, especialmente as rurais, tenham acesso à internet de qualidade.
Comentários estão fechados.