O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou, nesta quinta-feira (24), o Residencial Paris, um conjunto habitacional com 134 casas em Andirá, no Norte Pioneiro do Paraná. A obra contou com R$ 2 milhões de investimento do Governo do Estado, destinados ao pagamento da entrada nos financiamentos pela Caixa Econômica Federal (CEF), permitindo que famílias de baixa renda conquistassem a casa própria.
Casa Fácil Paraná beneficiou 125 famílias
Entre os novos moradores, 125 famílias receberam o benefício do programa Casa Fácil Paraná, que concede subsídios de até R$ 20 mil por família. O incentivo é direcionado a pessoas com renda familiar mensal de até quatro salários mínimos.
“O Casa Fácil é o maior programa habitacional do Brasil. Já construímos e estamos entregando mais de 100 mil moradias, não tem nada igual no País. Só neste mês de julho, entregamos 5 mil casas, com o diferencial de que o Estado banca a entrada para famílias de baixa renda”, destacou Ratinho Junior.
Ele ressaltou ainda que o programa também prevê sete mil casas gratuitas para famílias em situação de extrema vulnerabilidade.
Infraestrutura completa e impacto econômico
As casas, construídas pela Construtora Pizolato, possuem 43,6 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. O residencial conta com ruas pavimentadas, calçamento, sinalização, paisagismo e fácil acesso ao centro da cidade.
Além do subsídio estadual, os compradores tiveram descontos do programa Minha Casa Minha Vida e puderam utilizar o FGTS para reduzir o valor financiado.
O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou a relevância social e econômica da iniciativa:
“São 134 sonhos realizados dentro do maior programa habitacional do Brasil. Habitação significa qualidade de vida e geração de empregos na construção civil”, afirmou.
Prefeitura anuncia novas moradias em parceria com a Cohapar
A prefeita de Andirá, Ednyra Godoy, destacou a importância do subsídio e anunciou a aquisição de um terreno para a construção de 200 novas casas em parceria com a Cohapar.
Histórias que marcam a transformação
O publicitário Eudes Martins, de 37 anos, comemorou a conquista:
“Meu sonho era tirar minha mãe do aluguel. Sem o subsídio, isso não seria possível”, disse.
Já o casal Isabelle Dias de Oliveira e Matheus Souza da Rocha celebrou a conquista do primeiro lar:
“Estamos muito felizes, era um sonho antigo. Agora é começar a vida juntos”, afirmou Isabelle.
Comentários estão fechados.