
O Governo do Paraná autorizou nesta quarta-feira (10), em Maringá, a celebração de convênio com a prefeitura para a duplicação do Contorno Sul, considerado um dos principais corredores logísticos da região Noroeste. Serão R$ 450 milhões em investimentos estaduais para obras em quase 12 quilômetros, que terão pavimento em concreto, além da construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais.
Ratinho Junior destaca transformação na mobilidade
O governador Ratinho Junior afirmou que esta é “possivelmente a maior obra dos últimos 30 anos em Maringá”, destacando que o projeto foi doado pela sociedade civil organizada. Ele ressaltou que a duplicação vai resolver gargalos históricos na entrada da cidade por Sarandi.
“Além disso, trará uma solução moderna, com todo o contorno em concreto, duplicado, com viadutos que vão melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores. Agora cabe à prefeitura realizar as audiências públicas e lançar o edital de licitação”, disse.
Participação da sociedade civil foi decisiva
Ratinho Junior lembrou que a obra só foi viabilizada pela união entre sociedade civil organizada e poder público. “Criamos um banco de projetos, que permite doações de estudos por empresas e entidades, e isso garante o maior volume de obras do País”, afirmou.
Estrutura logística e fiscalização
O Contorno Sul, oficialmente Avenida Prefeito Sincler Sambatti, recebe tráfego intenso de cargas e veículos de passeio. A proximidade com o Distrito Industrial de Maringá e a ligação com cidades como Sarandi, Paiçandu e Marialva tornam o corredor estratégico.
A execução terá acompanhamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, responsável pelo repasse, enquanto o DER/PR fará a fiscalização. O edital de licitação deverá ser lançado ainda neste ano.
Projeto prevê 18 obras de arte especiais
O projeto, doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), prevê a duplicação de 11,8 km entre a BR-376 e a PR-317. Estão previstas 18 obras de arte especiais: 17 viadutos e uma ponte. A rotatória de entrada de Maringá, no entroncamento com a BR-376, receberá um viaduto duplo e quatro viadutos simples.
A técnica de pavimento em concreto adotará o whitetopping, que utiliza a base asfáltica já existente. Esse método, no qual o Paraná é pioneiro, garante vida útil mínima de 20 anos, reduz custos de manutenção e aumenta a segurança viária.
Secretário destaca complexidade da obra
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que a duplicação é “uma das obras mais complexas em perímetro urbano do Paraná”. Ele ressaltou que a extensão de 12 km terá padrão internacional de pavimento rígido, com viadutos e pistas marginais.
Além disso, lembrou que o Governo também executa obras como a duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, e o viaduto do Catuaí. Somados, os investimentos no perímetro urbano da cidade ultrapassam R$ 1 bilhão.
Outras obras em andamento
Em agosto, o DER/PR finalizou contrato para conclusão da duplicação e restauração da PR-317, no trecho Maringá–Iguaraçu, com investimento de R$ 60,8 milhões. Estão previstas pavimentação, drenagem, correções estruturais, três viadutos e duas passarelas.
Prefeitura celebra solução histórica
O prefeito Silvio Barros destacou que a duplicação do Contorno Sul dará fim a um trânsito perigoso e sobrecarregado. “Essa obra resolve problemas graves, como o tráfego pesado de caminhões trazendo safra de Campo Mourão para Paranaguá, além de reduzir acidentes e congestionamentos”, disse.
Já o secretário estadual de Planejamento, Ulisses Maia, reforçou que o aporte de R$ 450 milhões é a fundo perdido, ou seja, sem contrapartida municipal. “Esse modelo fortalece a gestão local, liberando os recursos das cidades para outras áreas prioritárias”, afirmou.
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