A comunidade de São Luiz, em Chopinzinho foi palco de uma encenação sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo, na tarde da sexta-feira (15), após dois anos suspensa devido a pandemia de covid-19. Durante cerca de três horas, centenas de pessoas presenciaram o trabalho de mais de 100 atores e figurantes, que representaram em 10 atos passagens bíblicas.
Tradição da comunidade entre 1993 e 1998, a peça foi retomada em 2018 e 2019.
Segundo o interprete de Jesus na peça, Geraldo Piaia, “há um sentimento em devolver para Deus o dom que nos dá, nosso objetivo para que tenha uma grande concentração de pessoas é para que a mensagem do crucificado chegue a todo mundo”.
Com mais de 60 atores envolvidos, Piaia aponta que os ensaios iniciaram no inicio da quaresma, com a formação do elenco de atores, montagem do cenário e outras necessidades, para receber os espectadores da comunidade e também de outros municípios que foram até o local prestigiar a encenação.
A direção e roteiro da encenação foram realizados pelo professor Evilasio Fussiger que, antes do inicio da encenação, afirmou ter escrito o roteiro há muitos anos. “A encenação começou com um grupo daqui mesmo apresentando a Via Sacra na igreja, me ofereci para fazer uma coisa mais completa e aí adicionei uma encenação que já havia apresentado em Xanxerê (SC)”.
Para Fussiger, a sensibilização da população sobre o tema é o que faz o trabalho ainda mais importante. “Tem muita gente que se sensibiliza de tal modo que trocam de vida, entrando mais na vida cristão. Isso é uma glória para nós, pois, se conseguirmos levar uma pessoa para a conversão, o trabalho está completo”.
A encenação aconteceu em um percurso de aproximadamente 700 metros, retratando a ultima semana de Jesus Cristo, de acordo com o Evangelho, iniciando na Segunda-Feira Santa, seguindo os dias e finalizando no domingo, simbolizando a ressurreição.