Aline Vezoli
Em pausa desde o início da pandemia da covid-19, o Grupo Escoteiro Primavera de Pato Branco, está retomando suas atividades nesse sábado (12), com inscrições abertas para crianças a partir de seis anos e meio até 21 anos.
Com encontros programados para todos os sábados, das 14 h às 17 h, os interessados em participar devem fazer a inscrição na Secretaria do grupo, sendo que há a possibilidade de a criança fazer um teste de 30 dias, de forma gratuita.
Segundo o presidente, Celito Zamaria, o grupo também está aceitando a inscrição de voluntários.
A mensalidade para participar das atividades custa R$ 30 reais, sendo que todo o dinheiro arrecadado é destinado para a manutenção do grupo, como os gastos com material de apoio para atividades e despesas administrativas. Para acampamentos e outros eventos festivos, “o grupo pede a colaboração dos pais ou responsáveis”.
Crianças e jovens que desejam participar devem adquirir uniformes e materiais diretamente na secretaria do escotismo e o aluno deve utilizar o uniforme em todas as atividades.
São dois kits disponibilizados, contendo bonés, camisas, lenços, livro e outros itens.
Para se inscrever, basta entrar em contato através do número (46) 99107-1994 ou (46)999043311. Os encontros acontecem no ginásio do Colégio Estadual de Pato Branco.
O que é o escotismo
O escotismo é um movimento coeducacional, direcionado para jovens e com colaboração de adultos voluntários. Os princípios e métodos seguidos pelo grupo são os mesmos adotados pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), com o intuito de complementar a formação que crianças e jovens recebem na família, escola ou em suas religiões.
O principal objetivo do escotismo, segundo o grupo, é contribuir para que jovens assumam o próprio desenvolvimento de caráter, “ajudando em suas potencialidades físicas, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis na comunidade”.
Entre os princípios da atividade estão o dever para com Deus, independente da crença do aluno; dever para com o próximo; e dever para consigo mesmo.
O movimento é caracterizado pelo conjunto de cinco pontos principais: a aceitação da promessa e da lei escoteira; aprender fazendo; vida em equipe, chamado de Sistema de Patrulhas; atividades progressivas, atraentes e variadas; e desenvolvimento pessoal com orientação individual.