Grupo de teatro Artífice se apresenta nesta quarta-feira

Após dois anos longe dos palcos, o grupo de teatro Artífice volta a se apresentar presencialmente na noite desta quarta-feira (31), às 19h30, no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Ao longo da pandemia de covid-19, o grupo realizou algumas atividades online.

O grupo mostrará sua montagem do espetáculo Meno Male, do dramaturgo Juca de Oliveira. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Após o espetáculo haverá bate-papo com o público.

A agenda do grupo seguirá no mês de setembro com outras duas apresentações. No dia 10, o Artífice se apresenta na Mostra de Teatro de Ampére, e no dia 11, a encenação será no Festival de Teatro de São Lourenço do Oeste. Outras apresentações devem acontecer até o fim do ano.

De acordo com Maurício Maculan, diretor do grupo, a montagem é uma

nova leitura do texto que já foi encenado pelo Artífice em 2014 e 2015. “Em razão da pandemia nós decidimos voltar com algumas dramaturgias brasileiras, e parte do elenco que fez a primeira montagem sentiu a necessidade de retomar com uma peça que a gente já tinha trabalhado, por conhecermos o texto e por questões de cenografia. Foram dois anos sem ensaios presenciais. Retomamos em fevereiro já pensando em apresentações no mês de agosto, setembro”, diz Maculan.

Segundo o diretor, o texto aborda o tema da corrupção. “Não só no aspecto da política, mas da corrupção humana. O nome ‘Meno Male’ é em razão de um dos personagens principais ser um italiano, que tem alguns princípios morais bem definidos. Ele é pai de uma mocinha que acaba se envolvendo com um político”, conta o diretor.

O grupo teatral Artífice é formado principalmente por estudantes do campus Pato Branco, mas também conta com participantes da comunidade externa.

São cerca de 25 integrantes, sendo seis que participam da montagem do espetáculo, além de três membros da equipe técnica. O grupo é coordenado pelo professor Sidinei Eduardo Batista.

Oficinas

Nesta semana o grupo também inicia uma oficina gratuita de leitura de textos dramáticos. Maculan explica que serão quatro encontros, sempre as terças-feiras, das 18h às 20h, no anfiteatro da universidade.

O primeiro encontro será já nesta terça-feira (30). A oficina é aberta a comunidade externa, e o único pré-requisito é ter 16 anos de idade ou mais.

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário disponível na página do grupo no Facebook: www.facebook.com/grupodeteatroartificeUTFPR.

Conforme o cronograma, ao longo da oficina serão abordados os textos O Urso, de Anton Tchekhov; A mulher do gordo e 27 carros de algodão, de Tennessee Willians; e Rei Lear, de William Shakespeare.

Em outubro o grupo também promoverá uma oficina de criação de portfólio artístico. A data será divulgada nas redes sociais do Artífice.

você pode gostar também
Deixe uma resposta