O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, venceu nesta quinta-feira (23) o leilão do Lote 4 das concessões rodoviárias do Paraná, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A proposta apresentou o maior desconto entre os participantes: 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,1678 por quilômetro.
Como o desconto ultrapassou os 18%, o edital prevê que a concessionária faça um aporte de R$ 358,2 milhões, que poderá ser utilizado no futuro para novos investimentos na malha rodoviária.
O Grupo EPR já administra os Lotes 2 e 6 das concessões paranaenses e agora amplia sua atuação com o Lote 4, que abrange 627,52 quilômetros de rodovias nas regiões Norte, Noroeste e Oeste, conectando Cornélio Procópio a Guaíra e Maringá a Nova Londrina, com impacto direto em 33 municípios.
R$ 18 bilhões em investimentos e 157 mil empregos previstos
A previsão é de que sejam investidos R$ 18 bilhões em obras de ampliação, melhorias, manutenção e conservação ao longo dos 30 anos de contrato. A expectativa é de geração de 157 mil empregos diretos e indiretos.
“Montamos um modelo que deu certo, e a prova está aqui, com a importância das empresas que participaram, resultando em grandes descontos para o povo do Paraná”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, logo após o resultado do leilão.
O governador destacou o contraste com o antigo modelo de concessões: > “O assunto pedágio no Paraná foi, por muito tempo, uma grande chaga no nosso Estado e usado de forma demagógica e mentirosa com o povo. Era uma concessão feita em 1997, onde pagávamos alguns dos pedágios mais caros do Brasil, sem ver as obras acontecendo e com rodovias em pista simples.”
Ministro Renan Filho elogia modelo paranaense de concessões
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o protagonismo do Paraná na modernização da infraestrutura nacional.
“Parabenizo a gestão do Estado do Paraná e a capacidade de interlocução. O Paraná está comemorando um momento muito exitoso. São 3,3 mil quilômetros em uma parceria inédita, já replicada por outros estados. Esse novo momento vai levar o Estado a outro patamar”, afirmou.
O ministro lembrou que, no antigo programa de concessões, o Paraná recebeu cerca de R$ 7 bilhões em investimentos, enquanto agora, com os seis novos lotes, o valor chegará a R$ 96 bilhões, na maior agenda de infraestrutura da história do Paraná.
“O Paraná, que sempre competiu com Santa Catarina e Rio Grande do Sul para ver quem tinha a melhor infraestrutura, agora vai disputar com São Paulo qual é o estado com a melhor estrutura logística do País”, ressaltou Renan Filho.
Obras incluem 239 km de duplicações e novos contornos urbanos
As obras previstas para o Lote 4 representam um dos maiores conjuntos de intervenções do programa de concessões paranaenses. Estão previstos 239,6 quilômetros de duplicações, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que terá quase 160 quilômetros duplicados.
Entre Doutor Camargo e Umuarama, o projeto contempla a duplicação de 114,62 quilômetros, incluindo a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí, faixas adicionais, vias marginais e ciclovias.
Também haverá obras na BR-376, com 65 quilômetros de duplicação entre Maringá e Nova Londrina, abrangendo cidades como Paranavaí, Loanda e Guairaçá.
Contornos urbanos vão desafogar trânsito em Londrina e Maringá
O lote prevê a construção de novos contornos rodoviários para desafogar o trânsito urbano:
- Contorno Norte de Londrina: 30,1 km, interligando BR-369 e PR-445, beneficiando Cambé, Londrina e Ibiporã;
- Contorno Sul de Maringá: 19,27 km, com três viadutos tipo diamante e um viaduto tipo trombeta no entroncamento com a PR-897;
- Contornos também em Nova Londrina e Itaúna do Sul, que facilitarão o deslocamento de veículos pesados.
De acordo com o projeto, o Lote 4 contemplará 157 km de faixas adicionais, 44 km de vias marginais, 49 km de acostamentos, 101 interseções em desnível, um viaduto, uma ponte, 33 retornos, 56 passarelas, além de 59 km de novos contornos e 50,5 km de ciclovias.
Cianorte terá ampla transformação viária com duplicação da BR-323
Em Cianorte, o contrato prevê um amplo conjunto de obras que vai transformar a mobilidade e a infraestrutura da região, principalmente com a duplicação da BR-323, intersecções viárias nos quilômetros 208 e 232, uma nova passagem elevada ao lado do viaduto no km 215 e cinco interseções em formato de diamante entre os kms 212 e 227.
“A duplicação da 323 vai trazer desenvolvimento para a nossa cidade e para a nossa região. É importante para o escoamento da produção do agro, é importante para todo mundo”, destacou o prefeito de Cianorte, Marco Franzato.
A região receberá também novas pontes sobre os rios Catingueiras e dos Índios, passarelas, vias marginais e ciclovias.
Tarifas até 61% mais baratas que o modelo anterior
Além das obras, a concessão garante redução nas tarifas de pedágio em relação ao contrato anterior. Na praça de pedágio de Jataizinho, o desconto comparado com a antiga tarifa reajustada a valores atuais chega a 61%. Nas praças de Mandaguari e Presidente Castelo Branco, os descontos são de 48% e 47%, respectivamente.
Os usuários também contarão com descontos de 5% para pagamentos automáticos via tag e com o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor do pedágio conforme o uso contínuo do mesmo trecho. Motociclistas estarão isentos da cobrança.
Obras começam no primeiro ano com eliminação de riscos e sinalização
De acordo com o edital, a empresa vencedora fará mudanças nos trechos a partir do primeiro ano de contrato, quando serão eliminados problemas que representem riscos aos usuários, além da recomposição da sinalização vertical e horizontal e da oferta de serviços de assistência, que incluem atendimentos a incidentes e apoio operacional, com ambulâncias e guinchos.
Também cabe à concessionária os serviços de recuperação das rodovias e a operação de sistema de pesagem em movimento, câmeras em pontos críticos e detecção automática de incidentes, com o objetivo de monitorar e fazer uma gestão eficaz do tráfego.
Paraná tem o maior programa rodoviário da América Latina
As seis concessões do programa rodoviário do Paraná têm prazo de 30 anos, com investimentos que ultrapassam R$ 60 bilhões, sendo considerado o maior programa rodoviário da América Latina. Ao todo, são 3,3 mil quilômetros de estradas, sendo 1,1 mil km de rodovias estaduais e 2,2 mil km de rodovias federais.
Os Lotes 1 e 2 estão em operação desde janeiro de 2024. Os Lotes 3 e 6 iniciaram em abril de 2025. O último leilão, do Lote 5, está marcado para o próximo dia 30 de outubro (quinta-feira) também na B3, contemplando 430,7 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Noroeste, com previsão de R$ 11,7 bilhões em investimentos e 238 quilômetros de duplicações.





