Guarapuava e Capanema endurecem as medidas de enfrentamento a pandemia

Redação com Assessoria

Em virtude da atual situação epidemiológica em Guarapuava, que aponta uma aceleração expressiva do aumento no número casos ativos de covid-19, taxa de mortalidade e lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o município adota novas medidas restritivas de duas semanas começando a meia noite da quarta-feira (19) seguindo até o final do mês, 31 de maio. As restrições foram anunciadas durante a live dessa segunda-feira (17), nas redes sociais da Prefeitura.

A pandemia tem atingido proporções assustadoras e isso tem causado um colapso e sobrecarga no sistema de saúde. Nossa única opção é tomar medidas drásticas para evitar a circulação das pessoas e tentar conter essa proliferação dos casos”, disse o prefeito Celso Góes (Cidadania).

Com as novas medidas, o toque de recolher passa a ser das 20h às 06h. Além disso, alguns serviços serão fechados integralmente e outros poderão funcionar condicionados a restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento.

No caso de mercearias, minimercados, mercados, supermercados, hipermercados, panificadoras, açougues e lojas de conveniência, está permitido o funcionamento de segunda a sábado das 7h às 20h, seguindo o protocolo sanitário específico para esta categoria.

O setor do comércio poderá funcionar somente por delivery de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Bares, restaurantes e similares também poderão funcionar exclusivamente na modalidade delivery, todos os dias das 8h às 00h.

O decreto prevê ainda a proibição da circulação de pessoas em praças e parques, bem como, a prática esportiva coletiva nesses espaços. As academias e quadras poliesportivas também estão proibidas de funcionar.

Serviços como salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, e similares devem permanecer fechadas nesse período.

Todos os tipos de estabelecimentos de ensino, como escolas públicas, privadas, de ensino fundamental médio, superior e escolas de idioma, música, autoescola e similares devem funcionar somente na modalidade à distância/virtual.

O transporte público coletivo poderá funcionar diariamente das 6h às 21h, com a ocupação máxima de 50 % da capacidade total.

No caso de descumprimento das normas haverá aplicação de multas, nos valores de R$250 a R$ 30 mil aos infratores, conforme estabelecido no decreto. Todo valor arrecadado com as multas aplicadas está sendo revertido na aquisição de insumos para a vacinação da covid-19.

Capanema

Anúncio em Capanema – Foto: Reprodução

Também por meio de uma live, o prefeito de Capanema, Américo Bellé, na presença do vice, José Carlos Balzan e demais membros do Comitê de Combate ao Covid-19 no Município, divulgaram na tarde de segunda, novas medidas de enfrentamento da pandemia.

Bellé destacou a crescente de casos no intervalo de 30 de abril, até essa segunda. No primeiro cenário o Município tinha quatro casos ativos na ocasião, enquanto que ontem foram registrados 117 casos ativos, de acordo com os boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde.

As novas normativas entraram em vigor às 18 h desta segunda, e seguirão até às 5 horas da sexta-feira (28).

O decreto 6.917, dispõem de temas como a restrição de circulação da população, aos mesmos moldes do decreto estadual, das 22h às 5h. Com a observação dos serviços essenciais.

Também trata da proibição e comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público e coletivo, também no horário do toque de recolher, além de um amplo regramento a atividades comerciais, sociais e religiosas.  

você pode gostar também
Deixe uma resposta