Guinness: Londrina tem o maior Papai Noel do Mundo

O Paraná celebrou novo recorde no Guinness World Records com o Maior Papai Noel do Mundo, oficialmente reconhecido nesta sexta-feira (5) em Londrina.

A estrutura de 27 metros de altura e 15 toneladas, instalada na Avenida Higienópolis em frente ao Lago Igapó 2, foi homologada durante cerimônia especial.

O secretário de Turismo Leonaldo Paranhos destacou o impacto regional: “Londrina integra território turístico essencial do estado. Esse reconhecimento enaltece nosso potencial”. É o segundo Guinness do Paraná, após o Menor Cemitério do Mundo aberto à visitação em Rio Negro (RMC).

“Londrina acelera com projeção mundial”

O diretor presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressalta que a ousadia de municípios e empresários para o turismo tem sido um diferencial para a atração de turistas nacionais e internacionais.

“O turismo é feito pela iniciativa privada e pelos municípios e estamos unidos, mais do que nunca, para destacar o Paraná mundo afora. Entender a força do turismo enquanto fonte de renda é essencial para todos os paranaenses, pois quando temos destaques assim, chamamos a atenção de turistas de todos os cantos, que deixam nos municípios marcas importantes na economia, em restaurantes, hotéis e comércios”, afirmou.

Segundo o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, o “título mundial” vai projetar a cidade em níveis nacional e até internacional. “É muito impactante esse reconhecimento do livro mundial de recordes de que temos o maior Papai Noel do mundo, porque o Guiness é uma marca muito forte, não tem como não repercutir. É todo um movimento que faz Londrina acelerar e se tornar uma cidade ainda melhor”, disse.

Calorão domina Paraná neste sábado e domingo​

Critérios rigorosos

A pré-aprovação do desenho pela comissão GWR e superação dos 21 metros do Papai Noel português de Águeda foram essenciais.

Medição topográfica no Lago Igapó 2 feita por engenheiro João Luiz Zaupa (CEAL), com duas testemunhas, chancelada pela juíza Susana Reyes, que viajou a Londrina para o ato.