Uma das contas da Prefeitura de Sulina na agência do Banco do Brasil de Chopinzinho foi invadida por hackers nesta semana. Em menos de um minuto, foram feitas três transferências, através do Pix, totalizando R$ 185.666,77, até o banco perceber e fazer o bloqueio.
O prefeito de Sulina, Paulo Horn, disse que perceberam a ação dos hackers no final da tarde de segunda-feira (28), quando estavam bloqueados todos os acessos as contas e senhas da prefeitura. Na terça-feira (29) entraram em contato com a agência, que informou sobre a ação dos hackers e que havia acionado o sistema de segurança para bloquear as contas.
Paulo contou que a ação dos hackers ocorreu das 15h47 às 15h48 de segunda-feira, quando fizeram as três transferências em contas de duas pessoas, através do Pix, mas que a Prefeitura de Sulina não utiliza esse sistema para a transferência de recursos. Ele revelou que havia cerca de R$ 800 mil aplicados na conta, pois estão se programando para pagar o 13º salário dos funcionários e que, após o bloqueio, os hackers tentaram outras quatro transferências, mas não conseguiram.
Paulo acrescentou que, juntamente com a superintendência do banco, verificaram todo o sistema de segurança das contas da prefeitura com a implantação de novas ferramentas para impedir ações de hackers. A prefeitura também encaminhou requerimento para que seja ressarcida do valor transferido da conta. Além disso foram tomadas todas as providências com o acionamento da polícia especializada em crimes cibernéticos e a superintendência do banco para que sejam adotadas as medidas cabíveis, como rastreamento de toda a movimentação para tentar descobrir desde a origem do golpe até o destino do dinheiro transferido.