Pelo segundo ano seguido, devido restrições impostas pela pandemia da covid-19, as celebrações de 7 de Setembro em Pato Branco não tiveram o tradicional desfile cívico-militar.
No entanto, na manhã desta terça-feira foi realizado o hasteamento das bandeiras, execução dos hinos Nacional e do município, além de uma breve fala da vice-prefeita Angela Padoan.
Na praça Presidente Vargas, onde tradicionalmente são desempenhadas as atividades da data, alguns policiais militares, bombeiros, integrantes da secretaria de Educação e poucas famílias.
“O 7 de Setembro deve ser lembrado, comemorado pelo fato de ser a Independência do país. Há quase 200 anos temos esta celebração, e ela deve ser lembrada para lembrarmos o quanto a Independência do Brasil foi importante no quesito de liberdade”, pontuou Angela completando, “somos a sociedade que somos porque tivemos essa independência declarada por Dom Pedro I, a quase 200 anos.”
A vice-prefeita também lembrou a polarização que o Brasil vive nos últimos anos. “Com toda a polarização que estamos vivendo hoje, o equilíbrio tem que ser pautado em um momento como este, não só dos direitos, mas também dos deveres da sociedade como um todo”, afirmou ele, destacando que “lembrar o 7 de Setembro é lembrar as cores do Brasil, é lembrar a Independência do Brasil e amar cada vez mais o nosso país.”
Em seu discurso oficial, a vice-prefeita ainda lembrou trecho do Hino da Independência de autoria de Dom Pedro, em que é enaltecida a nação brasileira em destaque as outras nações.
(…) “Parabéns, ó brasileiro
Já, com garbo varonil
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil” (…) Trecho do Hino da Independência
A secretária de Educação, Simone Painin também comentou sobre a data de 7 de Setembro.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Pato Branco, major Alecsander Dornelas também comentou sobre a data.
Major Vicente Carvalho Junior, que integra o 3º Batalhão da Polícia Militar também esteve na praça Presidente Vargas para os atos comemorativos a Independência do Brasil.
Comentários estão fechados.