O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou no sábado (8) uma operação logística emergencial para garantir suprimentos hospitalares às vítimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e municípios da região central.
O transporte, coordenado pela Casa Militar, envolveu seis aeronaves e permitiu a entrega rápida de mil frascos de soro, mil unidades de Ringer e 14 mil itens hospitalares, entre ataduras, compressas, seringas e agulhas.
O material foi preparado pelo Cemepar e Comp, em Curitiba, e encaminhado para as unidades de Laranjeiras do Sul, epicentro do atendimento hospitalar aos feridos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo é garantir que nenhum hospital ou unidade de pronto atendimento fique sem condições de suprir as necessidades dos pacientes.
Ele destacou o esforço integrado da rede estadual e municipal, que desde a última sexta-feira soma 835 atendimentos na região — incluindo registros na UBS Dr. Felipe de Sio (143), Hospital São Lucas (138), Instituto São José (455), Faculdade Campo Real (18) e Samu (81). Atualmente, permanecem internadas 32 vítimas, sendo 4 em UTI, mas sem casos graves.
- Enem 2025 aborda envelhecimento na sociedade brasileira
- Equipes reforçam atendimento em Rio Bonito do Iguaçu
Apoio Aéreo
A entrega dos insumos envolveu o deslocamento por aviões até Guarapuava e, em seguida, quatro helicópteros transportaram todo o lote para Laranjeiras do Sul, agilizando o reforço aos hospitais. A base do Samu em Guarapuava, inaugurada em 2022, agora desempenha papel central no suporte ao atendimento das vítimas, atuando com 100% de cobertura regional.
Além do trabalho estadual, municípios vizinhos também contribuem com doações de medicamentos e materiais hospitalares, apoiando o enfrentamento da situação.
O Corpo de Bombeiros informou o encerramento das buscas por desaparecidos e concentra esforços na reorganização dos serviços essenciais, com destaque para o restabelecimento da água, energia e distribuição de alimentos e água potável às famílias atingidas.





