Os estoques do hemonúcleo de Pato Branco estão em situação considerada crítica. De acordo com Silvia Pecin, coordenadora da unidade, houve aumento de demanda e queda de doações, o que vem comprometendo os estoques. A situação pode ficar ainda mais grave por conta da aproximação do feriado, período em que a demanda por hemocomponentes costuma aumentar.
Por conta disso, a coordenação incentiva que as pessoas realizem doações de sangue. Segundo Silvia, atualmente a principal necessidade é para os tipos sanguíneos RH negativo, O negativo, A negativo e O positivo. Porém, todas as doações são bem-vindas.
O hemonúcleo de Pato Branco recebe doações de segunda a sexta, das 8h até as 11h30, e das 13h às 16h30. A unidade estará funcionando normalmente na segunda-feira (6).
Por conta da pandemia de Covid-19, os atendimentos estão sendo feitos mediante agendamento, que pode ser realizado por meio do whatsApp: (46) 9.9136-3940. Porém, Silvia comenta que por conta da baixa procura, o fluxo de pessoas está bastante baixo, ou seja, o agendamento não é fundamental. Informações também podem ser obtidas pelo Instagram do hemonúcleo (@hemonucleo_patobranco).
A coordenadora explica que para doar sangue o principal requisito é estar se sentindo bem, descansado e alimentado. Para doar é necessário apresentar um documento com foto.
Covid
Silvia explica que pessoas que tiveram covid-19 precisam aguardar 45 dias após o contato com o vírus, ou 30 dias após o fim dos sintomas para doar sangue. Também há cuidados para quem tomou a vacina recentemente. Quem recebeu o imunizante Coronavac precisa aguardar 48 horas para realizar a doação de sangue. Para as demais vacinas, é necessário aguardar sete dias.
Comentários estão fechados.