Hemonúcleo de Pato Branco precisa de doações

Os estoques do hemonúcleo de Pato Branco estão em situação considerada crítica. De acordo com Silvia Pecin, coordenadora da unidade, houve aumento de demanda e queda de doações, o que vem comprometendo os estoques. A situação pode ficar ainda mais grave por conta da aproximação do feriado, período em que a demanda por hemocomponentes costuma aumentar.

Por conta disso, a coordenação incentiva que as pessoas realizem doações de sangue. Segundo Silvia, atualmente a principal necessidade é para os tipos sanguíneos RH negativo, O negativo, A negativo e O positivo. Porém, todas as doações são bem-vindas.

O hemonúcleo de Pato Branco recebe doações de segunda a sexta, das 8h até as 11h30, e das 13h às 16h30. A unidade estará funcionando normalmente na segunda-feira (6).

Por conta da pandemia de Covid-19, os atendimentos estão sendo feitos mediante agendamento, que pode ser realizado por meio do whatsApp: (46) 9.9136-3940. Porém, Silvia comenta que por conta da baixa procura, o fluxo de pessoas está bastante baixo, ou seja, o agendamento não é fundamental. Informações também podem ser obtidas pelo Instagram do hemonúcleo (@hemonucleo_patobranco).

A coordenadora explica que para doar sangue o principal requisito é estar se sentindo bem, descansado e alimentado. Para doar é necessário apresentar um documento com foto.

Covid

Silvia explica que pessoas que tiveram covid-19 precisam aguardar 45 dias após o contato com o vírus, ou 30 dias após o fim dos sintomas para doar sangue. Também há cuidados para quem tomou a vacina recentemente. Quem recebeu o imunizante Coronavac precisa aguardar 48 horas para realizar a doação de sangue. Para as demais vacinas, é necessário aguardar sete dias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.