A partir desta quinta-feira (29), Francisco Beltrão passa a contar com dez leitos de UTI no novo Hospital Geral Intermunicipal Dr Aryzone Mendes de Araújo (HGI). A unidade é considerada uma das mais modernas do Paraná, integrando equipamentos de ponta, atendimento humanizado e uma equipe especializada para pacientes do município e outros 26 da região.
O prefeito Antonio Pedron visitou o local para conferir a estrutura e destacou o avanço:
“É orgulho para Beltrão oferecer uma UTI deste porte e qualidade gratuitamente pelo SUS.”
A visita também contou com a presença do diretor do Instituto Santé, Rivelino Clemente, do secretário de Saúde, Edson Concelier e da chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella.
Estrutura de ponta e atendimento humanizado
A nova UTI oferece oito leitos gerais e dois de isolamento, apoiados por 47 profissionais — entre médicos, enfermeiros e técnicos — que se revezam no atendimento. O custo mensal estimado para manter a unidade é de R$ 1 milhão e a habilitação junto ao Ministério da Saúde permite substituição integral dos atendimentos de terapia intensiva que eram realizados no Hospital São Francisco.
Entre os diferenciais do espaço está a janela de vidro com luz externa, solução prevista no projeto do hospital para promover humanização: possibilita contato visual entre pacientes e familiares/pets do lado de fora, além de contar com interfone para comunicação direta.
Encontro une prefeitos e vereadores durante Expopato
Hospital opera com capacidade plena e amplia especialidades
Além da UTI, o HGI concentra os serviços de neurologia e neurocirurgia, passando a operar em 100% de sua capacidade projetada.
“O Hospital Geral assume integralmente seu papel na rede SUS, fortalecendo o atendimento especializado e ampliando a resposta do sistema de saúde da microrregião”, avalia o secretário Edson Concelier.
A iniciativa fortalece o atendimento hospitalar no Sudoeste do Paraná, marca avanço na infraestrutura de saúde e no compromisso com atendimento qualificado e humanizado.





