Ela é a estrela de encontro entre amigos, faz sucesso no jantar em família, acompanha as noites de hora extra, vende muito bem em promoções para angariar fundos, ajuda com que as festas de aniversário fiquem ainda mais gostosas. Você sabe do que estamos falando? É claro que é da pizza!
E ela é tão querida por todos que tem um dia só pra ela, comemorado em 10 julho, neste domingo.
Há registros de que a pizza tenha sido inventada há mais de seis mil anos, com uma massa feita de farinha e água consumida por egípcios e hebreus.
A receita foi evoluindo e, em 300 a.C., os fenícios passaram a cobrir essa massa com carne e cebolas. Mas foi em Nápoles, na Itália, que a pizza ganhou cobertura de queijo, o que fez toda a diferença. Assim foram surgindo novas combinações de sabores, com molho de boa qualidade e outros ingredientes frescos, como vegetais e ervas. A pizza napolitana é feita com massa de fermentação natural, bordas grossas e são servidas em porções individuais, assadas em forno a lenha.
A pizza chegou ao outro lado do oceano levada pelos norte-americanos, que conheceram a iguaria durante a 2ª Guerra Mundial. Foi aí que elas ganharam o mundo e também as novas receitas. Só nos EUA há a pizza de Chicago, com massa pan e bordas que chegam a 8 centímetros de altura; e a pizza no estilo nova-iorquino, com massa finíssima e maleável, já que eles preferem comer com as mãos, dobrando as fatias.
Conforme a jornalista Flávia Pinho, autora do livro “Uma fatia da Itália”, a pizza desembarcou no Brasil na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam pizzas de forma improvisada para matar a saudade da comida italiana.
Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição. Assim, a pizza brasileira tradicional serve 9 fatias de massa finíssima e crocante, e tem recheio farto e variado, que vai de portuguesa, com presunto, queijo, milho, ervilha, cebola e ovos, até frango com catupiry, filézinho aos quatro queijos, milho com bacon e banana com doce de leite. Quando se trata de culinária, o brasileiro sempre deixa a criatividade vir à tona.
Para celebrar com o domingo com pizza, vamos compartilhar uma bela receita de massa de pizza, outra de um bom molho e deixar a cobertura contigo. Como bom brasileiro, solte sua imaginação e invente o seu novo sabor preferido. Não há regras para ser feliz.
Massa de pizza
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 840 gramas)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 gramas ou um sachê)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 ½ xícaras (chá) de água morna
¼ de xícara (chá) de azeite
Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Azeite para untar a tigela
Modo de preparo:
Numa tigela grande, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar, o que leva cerca de 5 minutos. Quando espumar, junte a farinha, o sal e o azeite, mexendo até incorporar. Polvilhe uma bancada com farinha, despeje a massa e sove por cerca de 15 minutos, até virar uma massa lisa. Deixe descansar por cerca de 1 hora ou até ela dobrar de volume.
Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início, caso contrário ela pode rachar com o choque térmico.
Transfira a massa de pizza novamente para a bancada e divida em 4 porções. Cada porção equivale a um disco de pizza. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 centímetros de diâmetro. Recheia conforme sua preferência, sem esquecer do molho e do queijo. Cada pizza assa em cerca de 15 minutos.
Molhos de tomates frescos
5 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de açúcar
Sal e pimenta do reino a gosto
Orégano a gosto
Modo de preparo:
Corte os tomates e a cebola em quatro partes. Bata no liquidificador com o alho. Transfira para uma panela untada com um fio de azeite. Acrescente o açúcar, os temperos a gosto e deixe reduzir até se tornar um molho consistente (cerca de 30 minutos).