Em 2013, teve início o maior recall da história da indústria de carros. O risco de defeito nos air bags fornecidos pela japonesa Takata envolveu mais de 100 milhões de veículos no mundo todo. No Brasil, apenas da Honda há quase 1 milhão de carros (nacionais e importados) equipados com essas bolsas de ar.
Por isso, o recall continua dando o que falar. Inclusive, a Honda cogita recomprar parte desses modelos para resolver definitivamente essa questão.
Afinal, no Brasil, a marca é a que vem tendo mais dores de cabeça por causa do problema. Ao “Jornal do Carro”, do “Estadão”, a marca japonesa confirmou a informação. Por meio de nota enviada à redação do “JC”, a fabricante informou que “realiza tratativas individualizadas com consumidores. E pode realizar a recompra em casos pontuais.”
Nesse sentido, há exatamente um ano a marca iniciou uma campanha de substituição dos air bags de 34.937 unidades de Civic, Accord, CR-V e Odissey no Brasil. Todos os carros foram feitos entre 1996 e 2000.
Em fevereiro de 2020, contudo, a Honda confirmou a morte de um motorista, na Bahia, que guiava um Civic LXS. O modelo fabricado em 2008 estava equipado com o air bag feito pela Takata. Infelizmente, o dono do carro não havia atendido o recall feito pela montadora.
INCÓGNITA
Seja como for, a Honda não confirma o motivo pelo qual decidiu pelo (incomum) caminho da recompra dos carros com risco de defeito. Da mesma forma, a marca não revela se comprou cerca de 300 unidades do sedã – a informação tem circulado na internet.
No comunicado, a empresa informa que “não divulga quantos modelos foram recomprados e nem os valores envolvidos na negociação”.
Por isso, o recall continua dando o que falar. Inclusive, a Honda cogita recomprar parte desses modelos para resolver definitivamente essa questão.
Afinal, no Brasil, a marca é a que vem tendo mais dores de cabeça por causa do problema. Ao “Jornal do Carro”, do “Estadão”, a marca japonesa confirmou a informação. Por meio de nota enviada à redação do “JC”, a fabricante informou que “realiza tratativas individualizadas com consumidores. E pode realizar a recompra em casos pontuais.”
Nesse sentido, há exatamente um ano a marca iniciou uma campanha de substituição dos air bags de 34.937 unidades de Civic, Accord, CR-V e Odissey no Brasil. Todos os carros foram feitos entre 1996 e 2000.
Em fevereiro de 2020, contudo, a Honda confirmou a morte de um motorista, na Bahia, que guiava um Civic LXS. O modelo fabricado em 2008 estava equipado com o air bag feito pela Takata. Infelizmente, o dono do carro não havia atendido o recall feito pela montadora.
INCÓGNITA
Seja como for, a Honda não confirma o motivo pelo qual decidiu pelo (incomum) caminho da recompra dos carros com risco de defeito. Da mesma forma, a marca não revela se comprou cerca de 300 unidades do sedã – a informação tem circulado na internet.
No comunicado, a empresa informa que “não divulga quantos modelos foram recomprados e nem os valores envolvidos na negociação”.
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