Pato Branco está definitivamente no mapa do desenvolvimento regional. Uma prova disso é o movimento do Aeroporto Regional de Pato Branco – Juvenal Loureiro Cardoso. No primeiro ano de operação comercial, em 2019, 7.780 usuários embarcaram no terminal pato-branquense. Já no último ano, 10.875 usuários saíram daqui com destino para diversas localidades. Com vistas a atender esse público crescente, a empresa que opera os voos comerciais no Aeroporto Regional, a Azul Linhas Aéreas regulariza a partir de março, os horários de voos.
Isso porque, no período de férias escolares, a companhia aérea realoca os horários para suprir a demanda de voos, especialmente para regiões do litoral brasileiro, e com isso, muda a disponibilidade de voos aqui. Desde o fim de 2022, durante todo o mês de janeiro e parte de fevereiro de 2023, tínhamos voos às segundas, quartas, sextas e domingos. Agora, com a regularização, os voos passam a ser de domingo a sexta-feira, ou seja, voltam a ser os mesmos do período anterior às férias.
“Significa a conectividade com Curitiba, onde muito provavelmente boa parte dos passageiros faz outras conexões principalmente para São Paulo, outros talvez para o Rio Grande do Sul. Por exemplo, Porto Alegre é um destino que nós sabemos que os usuários buscam também. Já São Paulo é um hub nacional e internacional”, afirma Marcos Colla, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Agora, a saída de Curitiba se dará às 14h30, chegando em Pato Branco às 15h30. Já a saída de Pato Branco será às 16h30, com previsão de chegada em Curitiba às 17h30. Com relação aos projetos para novas linhas, o secretário afirma que uma pesquisa será realizada em breve, com os usuários do Aeroporto para identificar novas demandas de destinos, no estilo de consulta pública.
Lembrando que, de acordo com Marcos Colla, o público que utiliza o aeroporto compreende toda a região sudoeste do Paraná e cidades do Oeste catarinense. “Nós temos alguns sinais, porém eles precisam ser validados por meio de uma consulta pública. No momento oportuno nós divulgaremos pelos canais adequados, para que a população de modo geral possa opinar”.
Ainda sobre a frequência nos voos do ano de 2022, Marcos afirma que foi um período excelente. “Nós temos momentos significativos, tanto para aviação comercial da Azul Linhas Aéreas, quanto para as aeronaves de propriedade particular ou que fazem transporte executivo de passageiros”.
Nesta sexta-feira (24) o prefeito Robson Cantu, juntamente ao secretário Marcos Colla e da diretora do transporte aéreo, Elenice Catafesta Smirdele, estarão em Curitiba, para reunião no órgão militar que será responsável pelas próximas etapas da implantação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), que é o equipamento para auxiliar a navegação aérea. O Cindacta 2 é o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Ele fará a calibragem, aferição e homologação do equipamento, que já está instalado no Aeroporto Regional. Estando em Curitiba, o órgão possuí em sua abrangência os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul entre outros, o que aumenta a quantidade de processos e pedidos recebidos.
Tendo em vista essa realidade, Marcos disse que o encontro tem o intuito de apresentar a relevância do Aeroporto para a logística regional no Paraná e em Santa Catarina, para que o Cindacta dê prioridade à calibragem, aferição e homologação do PAPI. O objetivo, é que tão logo isso aconteça, o aeroporto possa ser elevado de categoria, “de 2C para 3C, e possa receber então aeronaves de maior porte. Quem sabe até aeronaves a jato ou preferivelmente, que o equipamento esteja apto em funcionamento para, no mínimo, tentarmos os voos com possibilidade de pouso noturno. Quem sabe uma linha aérea em um horário saindo pela manhã, no início da manhã, e retornando no final da tarde, início da noite, no mesmo dia. Seja de Curitiba ou algum outro destino que nós teremos também através da pesquisa que faremos com os usuários”, finaliza Marcos.
Comentários estão fechados.