O Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pécoits (HRSWAP), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) localizada em Francisco Beltrão, inaugurou nesta semana a Sala de Simulação Realística destinada à capacitação de profissionais e estagiários da área da saúde.
A nova estrutura foi criada para fortalecer a política de educação permanente dentro da unidade hospitalar, oferecendo um ambiente seguro e controlado para treinamentos práticos, com foco na qualificação técnica das equipes e na segurança do paciente.
Treinamentos práticos ampliam segurança assistencial
A sala é equipada com simuladores que permitem a reprodução de diferentes cenários clínicos, possibilitando a vivência de situações reais em ambiente supervisionado. O Hospital Regional realiza, em média, cerca de 80 treinamentos por ano, a maioria voltada ao cuidado direto ao paciente.
Com a implantação do novo espaço, a capacidade de treinamento foi ampliada, reforçando a estratégia de reduzir riscos assistenciais, qualificar protocolos e aprimorar a qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com a nova sala, o HRSWAP amplia sua estrutura de ensino e consolida a formação prática como instrumento essencial para garantir mais segurança, eficiência e excelência nos serviços prestados pelo SUS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Estrutura simula quarto hospitalar
O ambiente foi projetado para reproduzir um quarto hospitalar, permitindo a criação de cenários com diferentes níveis de complexidade. Os profissionais podem treinar procedimentos antes de aplicá-los em contexto real.
Entre as capacitações realizadas estão atendimento a parada cardiorrespiratória, cuidados com lesões por pressão, primeiros socorros, intubação orotraqueal, ventilação com ressuscitador manual e cuidados básicos com o paciente.
Saúde de Pato Branco alerta para falta nas consultas
Educação permanente fortalece qualidade do atendimento
A iniciativa integra a política estadual de fortalecimento da educação permanente na rede hospitalar, aliando tecnologia, capacitação técnica e melhoria contínua da assistência.
Segundo a diretora acadêmica Luciana Pinheiro, a sala de simulação realística proporciona aprendizado prático em ambiente seguro, permitindo que os profissionais treinem protocolos institucionais por meio da aplicação de técnicas e procedimentos simulados.
O HRSWAP conta atualmente com 168 leitos e é referência para 27 municípios da 8ª Regional de Saúde do Paraná, com destaque para UTI Neonatal, UTI Pediátrica, UTI Adulto, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular e atendimento em Trauma e Ortopedia.





